Pub
Por: Redacção

cva

Os trabalhadores da Cabo Verde Airlines não recebem os seus salários há dois meses (Abril e Maio) e para o Sindicato Nacional dos Pilotos de Aviação Civil (SNPAC) isso se deve não tanto à pandemia da Covid-19, mas sim “à má gestão que vem sofrendo a CVA” com “consequências gravosas para a saúde financeira da empresa”. E apontam o dedo aos directores de Operações de Voo e Accountable Manager, aos quais pedem que sejam demitidos por “situações de desmandos” e “violação dos manuais de aeronáutica civil”.

A Cabo Verde Airlines continua com dificuldades para pagar os trabalhadores. Depois do atraso para avançar com o vencimento dos funcionários em Março, o vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, veio a público, no dia 13 de Abril, anunciar que os salários na companhia seriam regularizados naquela semana, garantindo, inclusive, que o Governo iria assumir os encargos salariais na CVA durante os três meses seguintes, ou seja Abril, Maio e Junho – a administração prometeu o regresso da transportadora aérea aos voos comerciais a partir de 1 de Julho.

Nessa altura, a companhia ainda não tinha avançado com o lay-off (começou no dia 20 de Abril) e a garantia dada pelo Governo não tinha a ver com esse processo, em que a CVA se comprometeu a cobrir 35% dos vencimentos dos trabalhadores e o INPS os restantes 35%. Sucede que, desde então, não foram pagos nem o salário do mês de Abril nem deste mês de Maio (os vencimentos são feitos normalmente até o dia 24 de cada vez), supostamente por dívidas da companhia junto do INPS.

Esta terça-feira, 26, em carta dirigida ao CEO da CVA, Erlandur Svavarsson, a exigir intervenção da administração na gestão operacional da transportadora, o Sindicato Nacional dos Pilotos de Aviação Civil começa desde logo por abordar a questão salarial, que, a seu ver não tem a ver com a pandemia da Covid-19, embora reconheça os efeitos negativos da doença. “Ciente do momento difícil por que vive o mundo, a economia e sobretudo a indústria da Aviação Civil, da qual a CVA faz parte, sofrendo direta e indiretamente as consequências inerentes, causadas pela pandemia do Covid 19, o SNPAC, enquanto representante legal da classe de pilotos, não pode ficar indiferente. Neste sentido, com responsabilidade e espírito de parceria, manifesta a sua total solidariedade e disponibilidade em dar a sua contribuição lá onde se mostrar necessário e conveniente. Igualmente, não pode ficar indiferente à questão salarial, com sucessivos atrasos nos pagamentos, ora agravada pela situação da pandemia. Contudo, muito honestamente, a classe dos Pilotos deixa bem claro, que esses atrasos não somente se devem à situação já descrita, tendo a companhia vindo a se desculpar de maneira proveitosa”, lê-se no documento assinado por mais de 80% dos pilotos e a que Santiago Magazine teve acesso.

Nessa missiva, a organização sindical da classe faz saber que a situação salarial na CVA se deve essencialmente à má gestão. “A situação salarial deve-se essencialmente à má gestão que vem sofrendo a CVA ao longo dos anos, com consequências claras e gravosas para a saúde financeira da Empresa e consequentemente, para os funcionários em geral e os pilotos em particular, tendo em conta as responsabilidades pessoais e familiares, além de profissionais”.

Assim, os pilotos aproveitam para “manifestar o seu repúdio e denunciar esta situação, com o intuito de chamar à atenção de quem de direito, ao mais alto nível, para por cobro, o mais rapidamente possível às situações de desmandos perpetuados dentro da Direção de Operação de Voo, pelo Sr. VP & Accountable Manager, com forte conivência do Director de Operações de Voo, pela violação de maneira gritante dos manuais da Aeronáutica Civil, assim como dos Manuais e Regulamentos da Empresa em proveito de um grupo criado dentro desta Direção, formando uma autêntica ‘alcateia’, em que só se beneficiam quem faz parte do mesmo ou por eles indicados, em detrimento dos demais”.

“Estes desmandos quebram de maneira grosseira os Códigos de Ética, Conduta e Respeito não só pela classe dos pilotos, mas também dos demais trabalhadores e da própria estrutura da CVA, pondo em causa o bom nome da instituição e da classe em si, de modo que, não nos resta outra opção”, aponta o SNPC que exige a demissão dos directores de Operações de Voo, o comandante Nilton Lobo, e de Accountable Manager, Antolivio Martins.

“É preciso, de maneira clara e objetiva demarcar de tais atitudes, das quais não podemos mais tolerar, pelo que requeremos e encorajamos fortemente o afastamento, imediato, desses senhores das funções que ora exercem, o quanto antes. Como se pode crer, só com uma liderança honesta e transparente poderá a CVA conectar aos quatro continentes, de forma diferenciada, confiável e eficiente, como almejamos”, remata.

Comentários  

0 # Bem bem 31-05-2020 22:44
Ku Mpd na poder tudu é rabentola, por isu ki CVA sta rebentado tudu dia. Anos 90 era ku Ulisses como ministro di Finanças , Tacv rebentado, i goci tb é ku Ulisses com 1º ministro. Mpd é un veneno pá Cabo Verde.
Responder
-1 # TMA 28-05-2020 17:42
Normalmente, para o bem ou para o mal, a gestão e se segurança das Companhias Aereas é o reflexo da competência da Autoridade Aeronáutica que supervisiona o TA. Cabo Verde que se cuide, pois a FAA e EASA/IATA estão de olho. A roupa suja deveria ser lavada dentro da casa, contudo para grandes males, grandes medidas.
Responder
-1 # #Triste! 28-05-2020 15:27
É muito triste ver a situação da TACV#CVA, tanto trabalho e esforço dedicado a esta empresa em vão. A Operações de Voo é e sempre foi um grande problema para a empresa, todos os pilotos merecem o que estão a ''sofrer'' são bandos de incompetentes que passam tempo todo a brigar por cada centavo e posições de chefia. Todo essa briga, é apenas por causa da contratação de ex. pilotos da Binter, que são mais competentes e honestos do que os sangue suga da empresa. A empresa TACV/CVA merece ser decretada FALIDA e fechar as portas. Tenho pena apenas dos bons profissionais, que trabalham como escravos da empresa, exemplo do Director Engº Edmilson Lubrano, do Director Engº Mário Tavares, etc. Esses que por exemplo passaram com distinção nas auditorias internacionais da IATA, trabalham dia e noite em prol da empresa, para a certificação dos aviões, etc e os Pilotos sangue sugas da empresa vem destruindo a empresa anos após anós. Enquanto a política da empresa não melhorar, vamos assistindo o descalabro da TACV/CVA. 90% dos Pilotos são CANCRO para TACV/CVA.
Responder
-1 # Cesar 28-05-2020 15:19
CVA (Compadres Veniencia Airlines)
Responder
+5 # Crime 28-05-2020 14:54
Se essa situação do Antolivio for verdade, então isto configura-se num crime e com a devida suspensão da liçensa do Antolivio. Isto é muito grave meus senhores. E nesse caso a AAC tem que ser chamada a responsabilidade e fazer o que tem que ser feito que é investigar e punir todos os responsáveis. No caso em concreto, os envolvidos nessa falsificação devem ser banidos da aviação.
ISSO É EXTREMAMENTE GRAVE MEUS SENHORES
Responder
+5 # Indio 28-05-2020 14:29
Estamos a assistir ao desfile da classe de pilotos caboverdeanos, dentro e fora de campo...muito ego e muita miséria de espírito! E ainda os caboverdeanos falam mal dos hiacistas...
Responder
+6 # Alcateia 28-05-2020 13:30
Xiiiiiiiiiiiiiiii.....Entom Antolivio Martins sta ta voa como comandante sem sequer ter pasado na simuldor? .....um ca ta acredita ma AAC e proprio CVA permiti um cusa di kela. Nilton Lobo de fato sta ser um grande decepção na isso tudo. Na qualquer outro país Antolivio staba na txom. Isso é inadmissivel
Responder
+2 # Kriolo 28-05-2020 12:48
É triste ver que o pessoal que saiu da CVA para ir para a alcioner, já voltaram para a CVA e acham que tem mais direitos que as pessoas que sempre se mantiveram na CVA!
São todos uns lambedores de botas! Que se acham alguém porque são comandantes! E por uns pagam todos. Antes de sair o lay-off andaram a criar postos de chefia para os amiguinhos inclusive alguns que vieram recentemente da Binter para não irem para lay-off. São uns sem lei... que acham que mandam e desmandam de uma empresa que quando há oportunidades melhores são os primeiros a saltar fora
Responder
+3 # Bandidagem 28-05-2020 12:19
Es junta cu mario chaves es contrata empresas portuguesas pa formação ifa, pa gestão de imagem de empresa entre outros es cume dinhero que estado poi de contribuintes. Sr Antolivio cume dinhero na faze manual el cu se pai que sta la aac, manual q tacv dja tinha es mama 1000 e tal conto, dje mama dinhero na vila verde que poi 30 minis novo mas de 6 mes morado que contrato pa trabadja na sal por isso q ta mora na mansao de vila verde sem paga 1escudo ti hj e é cumpra 2 escritório la pa aluga tacv pa fazi sede 800 conto pa mes durante 3 ano pa dipos se mudjer monta clínica tudo pago.

Sr lobo e almeida falsifica documentos pa certificação de empresa pamo es ca trabadja na tempo pamo manxi corrimpi escala es ta poi ses cabeça na voo que ta da subsidio es ta roda cu ses piquenas ti que sr barbosa ba divórcia trocado cabriça na custa dinhero povo.

So bandido ainda mas es tene aac corrompido cu es cu pai de Antolivio la, cu colega de curso de lobo sr vasco e cu marido se prima oto administrador. Bandidos ta funda aviação de Cabo Verde ainda.
Responder
-1 # Cansado 28-05-2020 09:45
Pior de tudo é ki Antolivio Martins 2 instrutores fazi um relatório tá mostra mê ka está pronto pá ser largado em linha, Luís Almeida ki era chefe (tb na CVA tudo alguém fica chefe) cu conivência de Nilton Lobo larga Antolivio mas mê tem ki boa só cu instrutor pá além de é ka ter passado na simulador e falsificado docs mê passa. Mas caricato de tudo é ki está senhores ki proclama ses cabeça instrutor, como és cá conche avião e nem operação fora de CV, és poe ses cabeça pá boa só cu copiloto Fausto pés podi sabi modi ki tá fazedo, aliás tchocota dento de empresa é ma Fausto é instrutor de instrutor pmd el ki bai mostras modi ki tá bado Portugal li sim ki fari merca.
Responder
-4 # Indio 28-05-2020 08:33
Para os colegas do Victor Veiga que estão aqui a comentar, entendam que o Victor tem aquilo que voces não são e que talvez tentam ser...humildade, seriedade, boa pessoa, trabalhador, um bom profissional e um grande piloto! Continuem neste vosso caminho e forma de vida da mesquinharia, maldizer, e inveja que isto vos levará longe!
Responder
+1 # Txadona 28-05-2020 08:22
Será ki Olavinho,Elizinho,Joaninha,Emanueizinho,Orlandinho ,Luizinho,etc, etc ta bai desminti na sessão parlamentar de hoji?
Cuido ki na anos 90,resultados de governaçon era tom otimo ki ti salários ta atrazaba.Kenha ki era mknistro di finanças na altura?Bu dibinha,nada mas nada menos,o nosso atual e destinto primeiro-ministro,ULISSES CORREIA SILVA.
N'ta spera ma es sinário ka ta repiti.Forti azar,riba coxi keda.
Responder
0 # Pedro Fernandes1 28-05-2020 00:23
Agora se entende a questão da tal confidencialidade!!!!!!!!!!
Responder
-1 # pilot 27-05-2020 22:07
Isso aqui entre pilotos esta um barril de pólvoras...esse grupinho nepotista e de bandidos terão que ser corridos daqui ou algo muito grave vai acontecer aqui. Já não há quem aguente esses filho da p*****
Responder
0 # Ricos Islandês 27-05-2020 20:30
Vergonha e Máfia dos Transportes. Dia ki Cabo Verde ter um sistema justiça ki ta trabadja na proteção de recursos di povo; maioria dos governantes do Movimento pá Desgraça ta para na cadeia S. Martinho. Mas ki um mandato des partido, Cabo Verde ta profunda. Cartão Vermelho na 2021.
Responder
-1 # Joao 27-05-2020 20:19
O cúmulo foi ver o Nilton Lobo que sem nunca ter voado aquele avião, a se auto-promover a comandante instrutor de Boeing 757, e a dar instrução a pilotos que já tinham mais de 5 anos de experiência naquele avião.
Ele foi motivo de tanta "tchocota" por causa da falta de conhecimentos técnicos que ele tinha em relaçao ao aviao e das barbaridades que ele falava
Responder
+1 # Carlinho 27-05-2020 20:13
E foi esse Comandante Nilton Lobo, que com Antolivio Martins e o comandante Almeida arrebentaram com a Alcyonair. Em tudo que esses gajos entram é para ir a falência, é para arrebentar.....
Ou seja, o que se vê na cv ailines é que quem esta a mandar é aquele mesmo grupinho da alcyonair que esta também o Victor Veiga filho de Carlos Veiga.
Mas o pior também é ver como eles se acham os melhores. Mas quem vai parar esses gajos ???? ....o pessoal da aviação em cabo verde já estão farto deles. São todos uns incompetentes que só beneficiam a eles mesmos em detrimento daqueles que realmente merecem e são competentes.
A SOLUÇÃO É CORRER COM ELES DA CVA, E MAIS, CORRER COM ELES DA AVIAÇÃO EM CABO VERDE.
BANDO DE BANDIDOS
Responder
+1 # SÓCRATES DE SANTIAGO 27-05-2020 18:05
Está tudo dito. É por isso que o Governo quer injectar DINHEIRÃO na MORIBUNDA E FINADA EMPRESA, pois, os donos da mesma são CONHECIDOS E DESTACADOS EMPRESÁRIOS/MILITANTES DO MPD E OS BRANCOS ISLANDESES. É sempre o MPD em LA GRANDA MAMA e LA GRANDA MAFIA.
Responder
-1 # Pedro 27-05-2020 16:27
NILTON LOBO, ANTOLIVIO MARTINS, VITOR VEIGA - Os Comandantes Metralhas....esses são os grandes responsáveis por toda essa trapalhada....eles é que mandam e desmandam nos pilotos e nas Operações de voo da cv airlines.

Nilton Lobo- Filho do ex comandante Lobo. Foi sempre um privilegiado. Por ser filho de que é, nunca teve que se esforçar para chegar onde chegou. Por isso que tudo o que estiver sob o seu comando afunda sempre...sem falar do ambiente de intrigas que se cria a sua volta.

Antolivio Martins - Filho do comandante Martins....e por ser filho de que é sempre teve a vida facilitada. Sem falar que é um profissional bastante incompetente, sem capacidade e homem de muitas intrigas e confusão.

Vitor Veiga - Esse é o filho de Carlos Veiga. Nem é preciso dizer muita coisa. Esta sempre de nariz empinado só porque o papai é o Carlos Veiga, caso contrario se fosse por mérito próprio não conseguia nada.É só ver a forma como ele conseguiu o posto de comandante na Alcyonair...
Nunca tinha voado aviões a jato, muito menos um Boeing. Saiu da tacv e foi trabalhar na AAC, fica la 2 anos sem voar e depois vai para a TACV directo para comandante de Boeing 757 passando a frente de quase todos que la estavam há mais tempo.

E depois temos uns lambe botas desses três comandantes metralhas(Nilton, Antolivio e Vitor Veiga), que ficam ao redor deles e assim conseguido os seus intentos.
Por mérito próprio nenhum deles merecia estar onde estão. Por isso que quando vão la fora tentar outras companhias sempre reprovam nos testes porque ali és escolhido pela competência e não por seres filhinho de papai e nem por teres um curso superior da arte de lamber botas
Responder
+3 # Colundjul51net@hotm 27-05-2020 16:09
AERONAUTICA - Sem djobê pa ladu.
Responder
-1 # pedrinho 27-05-2020 14:39
o diretor das operacoes de voo nao cumpre com oa requisitos minimos ,nomeadamente experiencia de 5 anos como comandante B757 e so foi aceite pela aeronautica civil porque e amigo do administrador operacional. O substituto do diretor das operacoes de voo tambem nao cumpre com este requisito e aeronautica civil finge que nao ve.
Responder
-1 # ALCIDES MONTEIRO 27-05-2020 11:05
UMA EMPRESA CRIADA DE FORMA TRAMBOLHADA NA SEQUENCIA DE DESMATELADA TACV. NA ALTURA A OPOSIÇAO FOI CLARA NA DENUNCIA CONTRA O GOVERNO, QUE DEVIDO OS INTERESSES OBSCUROS NAO DEU CAVADO A NINGUEM.AGORA OS RESULTADOS ESTAO A VISTA.
Responder