Inflação acelera ligeiramente para 2,9% em agosto
Economia

Inflação acelera ligeiramente para 2,9% em agosto

A inflação homóloga em Cabo Verde foi de 2,9% em agosto, uma aceleração de 0,3 pontos percentuais face a julho, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O movimento quebra um abrandamento na subida de preços (variação homóloga) que se registava desde há um ano.

Se forem excluídos os preços da energia e bens alimentares não transformados (ou seja, se se analisar apenas o indicador de inflação subjacente), a variação homóloga de agosto foi de 3,4%, valor inferior em 0,4 pontos percentuais ao registado em julho.

Analisando apenas a variação mensal, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou um incremento de 0,9% (tinha sido de 0,2% no mês anterior) e as classes que mais contribuíram para esta subida de preços do cabaz foram alimentação e bebidas não alcoólicas, rendas de casa, água, eletricidade, gás e outros combustíveis.

Estas classes “foram decisivas para a variação do IPC total”, lê-se no documento do INE.

Ao fim de oito meses, Cabo Verde caminha para fechar 2023 com uma inflação abaixo da registada em 2022, em linha com o ritmo global de desaceleração: a inflação acumulada este ano, até agosto, é de 1,4%, ou seja, 4,6 pontos percentuais abaixo do valor acumulado até à mesma altura do último ano.

Cabo Verde registou uma inflação de 7,6% em 2022.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.