Liga Europa. Spartak de Zé Luís eliminado em jogo marcado por confrontos e morte (video)
Desporto

Liga Europa. Spartak de Zé Luís eliminado em jogo marcado por confrontos e morte (video)

Era para ser mais uma festa do futebol, mas no final as manchetes sublinhavam o feio confronto entre adeptos do Spartak Moscovo e do Athletic de Bilbau ainda antes do final da partida e que resultou na morte de um agente da polícia e cinco detenções ainda antes do arranque da parte, nas imediações do Estádio.

E a história do jogo de ontem, 22, em Espanha, entre os dois emblemas para a segunda mão dos dezasseis-avos de final da Liga Europa de futebol teve de ser escrita deste ângulo: pouco antes do apito inicial, os adeptos do Spartak de Moscovo e do Athletic Bilbau envolveram-se em violentos confrontos e que obrigaram à forte intervenção da polícia. Um agente envolvido na operação acabou por morrer vítima de paragem cardiorrespiratória.

Este é mais um triste episódio envolvendo ultras russas conhecidas pelo historial de violência e manifestações de racismo, como são exemplos um jogo do Spartak contra o Shinnik da 2ª divisão para a Taça da Rússia em 2013. Na altura, os adeptos do Spartak e deitaram bombas de fumo e “very ligths” para o relvado, na mesma semana em que o CSKA era condenado por insultos racistas de seus adeptos a Yaya Touré num jogo da Liga dos Campeões. Aliás, a questão dos “hooligans” russos é tido como um dos grandes desafios para o Mundial que se realiza no próximo verão naquele país.

Veja ainda imagens dos confrontos entre os adeptos:

Isso depois de uma das piores cenas de pancadaria nos últimos tempos ocorridos no último final de semana entre jogadores do Bahia e Vitória no clássico bahiano. Veja imagens desse confronto aqui: 

Quanto à partida de ontem para a Liga Europa, o Spartak venceu mas não chegou para evitar eliminação. Os russos até chegaram a sonhar quando Luis Adriano, aos 44m, inaugurou o marcador. O sonho durou pouco já que o Athletic viria a empatar por intermédio de Etxeita aos 55m. O golo obrigava o Spartak a marcar mais dois para levar o jogo, pelo menos ao prolongamento, já que havia perdido por 3 x 1 em Moscovo.

Contudo, o máximo que Zé Luís e companheiros viriam a conseguir foi mais um golo, aos 85m por intermédio de Melgarejo, numa partida onde o cabo-verdiano, assim como na primeira mão, começou no banco, tendo entrado aos 59m para o lugar do argelino Sofiane Hanni e a tempo de assistir para o segundo golo. O Athletic avança para os oitavos de final com um agregado de 4 x 3.

Veja o resumo do jogo aqui:

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.