
Figura bem conhecida do espaço público, ex-deputado, dirigente político e colunista do Santiago Magazine, com obra já publicada na sua área de intervenção profissional, Cândido Rodrigues apresenta-se agora como cronista do próprio irmão e revela-se, (quase) surpreendentemente, como um romancista de primeira água, neste caso, de um romance da vida real, sem máscaras, nem ficção. “Rogério - O Homem que Andava com Deus” saiu do prelo e começa a sua marcha pelo mundo.
Aconteceu no último domingo, 16, em Brockton (Massachusetts, EUA), o lançamento de “Rogério - O Homem que Andava com Deus”. Começou por ser um livro de homenagem ao irmão de Cândido Rodrigues, escrito pelo próprio, para preservar a memória de Rogério, falecido após doença prolongada.
Um livro, diga-se, inicialmente dirigido a um reduzido público de familiares e amigos que conviveram de perto com o professor, o ativista desportivo e social que deixou marcas profundas no concelho de Mosteiros, no Fogo.
Seria, inicialmente, o pretexto para uma homenagem a Rogério Rodrigues - um homem que deixou marcas pela sua bondade, honradez, integridade e entrega à comunidade e a cada uma duas pessoas que passaram pela sua vida -, mas revelou-se como obra literária que se lê do início ao fim com inaudito prazer.
Cândido Rodrigues, figura bem conhecida do espaço público, ex-deputado, dirigente político e cronista do Santiago Magazine, com obra já publicada na sua área de intervenção profissional, apresenta-se agora como cronista do próprio irmão e revela-se, (quase) surpreendentemente, como um romancista de primeira água, neste caso, de um romance da vida real, sem máscaras, nem ficção.

“Uma personalidade ímpar”
A cerimónia de apresentação da obra aconteceu no Venus Seven Two, reunindo uma expressiva multidão da comunidade cabo-verdiana, com destaque para os naturais de Mosteiros, terra natal de Rogério.
Vinte professores, colegas de docência, familiares de Rogério Rodrigues e antigos colegas, deixaram testemunhos emocionantes, em direto ou por videoconferência, e realizaram uma sentida homenagem ao homem que tantas vidas marcou.
A apresentação de “Rogério - O Homem que Andava com Deus” contou, ainda, com a presença do recém-eleito Mayor de Brockton, Moisés Rodrigues, bem como figuras que já marcaram a vida política cabo-verdiana, como Júlio Correia e Cristiano Monteiro, entre outros.
Descrito como “uma personalidade ímpar”, vários testemunhos desfilaram na tarde do último domingo, descrevendo o centro da homenagem, Rogério Rodrigues, o homem que, ainda criança, no calor das roças de Angola, “aprendeu a ouvir o vento entre as folhas, a respeitar os ciclos da terra e a reconhecer a dignidade que existe na simplicidade”, segundo as próprias palavras do autor.
Numa narrativa emocionada e emocionante, Cândido Rodrigues percorre os caminhos que fizeram da vida de Rogério um lastro coletivo de boas e inspiradoras memórias.
“Rogério - O Homem que Andava com Deus” chega a Cabo Verde no próximo verão, durante as festividades de Mosteiros, terra natal do homenageado e de Cândido Rodrigues, o autor da obra.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários