Câmara Municipal da Praia aguarda presença de milhares de pessoas no encerramento da 12ª edição da Noite Branca
Cultura

Câmara Municipal da Praia aguarda presença de milhares de pessoas no encerramento da 12ª edição da Noite Branca

A Câmara Municipal da Praia aguarda hoje a presença de milhares de pessoas no encerramento da 12ª edição da Noite Branca, que arrancou esta sexta-feira, em homenagem à artista luso-cabo-verdiana Sara Tavares, que faleceu no dia 19 de Novembro.

À Inforpress, o vereador da Cultura, Jorge Garcia, garantiu que a preparação do evento festivo decorreu na normalidade e que tanto os palcos como os artistas estão prontos para fechar o segundo dia “em alta performance”.

Jorge Garcia realçou que a abertura do evento, na Pracinha da Escola Grande, contou com bastante afluência do público e que aguardam esta noite milhares de pessoas de entre nacionais e internacionais.

“São sete palcos e todos contam com a presença de pessoas da cidade e não só, sabemos que pela qualidade do evento Noite Branca, não recebemos apenas população da cidade que ronda 160 mil pessoas, contamos com pessoas do interior e, inclusive, de outras ilhas e imigrantes”, perspectivou, explicando que a preocupação da autarquia é dar continuidade aos eventos de grande dimensão cultural.

Segundo o vereador, tem havido muita “descontinuidade cultural” o que tem afectado e muito o sector em Cabo Verde, e que, por isso, a câmara municipal continuou apostando na iniciativa mesmo após a pandemia da cóvid-19.

“A nossa filosofia enquanto nova autarquia é de dar continuidade aos eventos. Um grande problema que temos neste país é a descontinuidade cultural que afecta muito o país. Por exemplo, em termos de cultura já estávamos bastante avançados em muitas áreas, tínhamos até orquestra nacional e estávamos a caminhar para o balé nacional, mas com a entrada de novos dirigentes, o processo ficou estancado”, sustentou.

De acordo com o responsável, a edilidade teve a preocupação em aumentar o número de artistas de 400 para 600 directamente envolvido no evento, em várias áreas como música, artesanato, artes e ciências, entre outras modalidades.

“Começamos ontem [sexta-feira] com o palco de abertura com bastante movimentação. Hoje esperamos boa afluência do público, temos sete palcos e tenho a certeza que vamos ficar mais satisfeitos”, assegurou.

Ainda nas suas declarações, Jorge Garcia disse que a segurança não tem sido um problema porque antes do evento, a câmara reúne os elementos necessários como a Polícia Nacional, Guarda Municipal, Cruz Vermelha e Protecção Civil para uma jornada de preparação garantindo plena cobertura durante os dois dias do evento.

Hoje, o evento arrancou na Praça Alexandre Albuquerque com actuações da Banda Municipal, ‘free styles’ de dança com os grupos Raiz di Polon e Mon na Roda, artistas circenses, estátuas vivas, pinturas faciais, artes plásticas para crianças, grupo Enigma, demonstração de Karaté, capoeira e sessões de fotografia.

A abertura do palco jovem esteve a cargo do MC Kangada, e conta com a actuação de C.james, SOS Mucci, Marcia Cruz, Nunaus Correia, MC Prego Prego, Lay Garcia, Vhabulla, Pzaiko,The Weiss, Vanessa Ssaneva, Zubikilla Spencer, Maya Neves, Gucci Leno, Flávio Lúcio, Hildo Alves e Jey B.

Paralelamente, haverá palcos da dança, batuque, funaná e kotxi pó, actuações do grupo Os Tubarões, Cremilda Medina, Gardénia e Princezito, palco jovem com Mucci, C James, MC Prego Prego e Zubikilla Spenser, noite de humor (‘stand-up comedy’) e feira de artesanato.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.