Piroga encontrada com 46 sobreviventes a cerca de 150 milhas a norte da Ilha do Sal
Sociedade

Piroga encontrada com 46 sobreviventes a cerca de 150 milhas a norte da Ilha do Sal

Uma piroga foi encontrada por um pesqueiro espanhol a aproximadamente 150 milhas a norte da ilha do Sal, com 46 sobreviventes. Informou a Polícia Nacional (PN) completando que o ocupantes da mesmas estão sendo transportados para a ilha do Sal, devendo chegar no final da manhã de hoje.

“Devido a dificuldades em rebocar a piroga, os sobreviventes foram transferidos para o referido pesqueiro e estão a caminho da Ilha do Sal”, lê-se numa nota da PN, onde se lê também que todas as autoridades já foram acionadas, visando a assistência humanitária à chegada, bem assim os procedimentos de controlo policial e fronteiriço.

Embora não haja informações oficiais, suspeita-se que se trata de uma piroga que há mais de um mês partiu de Fass Boye, no Senegal, com 150 pessoas a bordo, candidatos à emigração ilegal.

Um responsável pela organização da União Nacional dos Pescadores do Senegal (Unapas) disse recentemente à imprensa que é a sua família a mais afetada pelo desaparecimento, porque tem 16 membros a bordo desta canoa de Fass Boye.

Já se passaram mais de 30 dias desde que esta pessoas embarcaram na piroga, tentando chegar às costas espanholas em busca de uma vida melhor, deixando a localidade de Fass Boye “em total desordem”, pedindo ajuda às autoridades senegalesas.

 

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.