Exame de matemática arrasa alunos do 4º ano
Sociedade

Exame de matemática arrasa alunos do 4º ano

A prova de matemática realizada ontem, 3, em todo o país, no âmbito do exame do 4º ano de escolaridade, deixou de rastos alunos, professores e pais devido ao seu elevado grau de dificuldade tanto no que tange à linguagem como aos exercícios, que, muitos alegam, são mais adequados a alunos do 6º ano.

Alunos a chorar à saída da sala de exame e a queixarem-se de dores de cabeça e professores de cara fechada. Este é o cenário que se observou em muitas escolas de EBO em todo o Cabo Verde nesta quarta-feira depois da realização da prova de matemática do 4º ano de escolaridade.

A maioria dos alunos, quase todos de 9 anos de idade, não conseguiu concluir os exercícios ou tem a plena consciência de que não os fez bem. É que a prova incluía “matéria do 6º ano”, diz um pai, que também ouviu alguns professores confessarem que eles próprios precisariam de muito tempo para fazer esse teste.

Uma das supervisoras do exame do 4º ano deste temporada admite que houve “exagero” na elaboração da prova. “Era longa, com exercícios muito complexos e muitos conteúdos para um teste só”, justifica. Por isso “os alunos ficaram apavorados só de ver o número das folhas, e sem contar o fator tempo”.

Um ponto de vista que é corroborado por outros supervisores, que alegam que o dia de ontem foi realmente mau. “Senti pena dos alunos e ao iniciar a correção dos testes a pena foi ainda maior”, admite uma supervisora. Daí que advinham que a pauta vai estar pejada de negativas. “Com muita sorte, a maioria conseguirá tirar 5 valores”, afirma uma professora.

Uma encarregada de educação apelou na sua página no facebook aos quadros do Ministério da Educação responsáveis pela elaboração da prova no sentido de, na próxima vez, fazerem “uma melhor revisão linguística da mesma”, pois a prova de matemática realizada nesta quarta-feira apresenta erros que “são evitáveis”.

É que “os cálculos eram simples mas a explicação parece-me bastante desadequada para o nível pretendido”, diz a encarregada de educação sobre a prova de matemática do 4º ano, que, segundo outros internautas, não foi a única que apresentou elevado nível de dificuldade.

A prova do 1º ano, diz outra mãe, tinha exercício que “nem mesmo todos os alunos do 3 ° ano conseguiriam fazer. A nossa terra está mesmo uma vergonha”. Por isso, desde ontem o número de cidadãos que nas redes sociais pede a demissão de Martza Rosabal só cresce, face ao acumular de erros da titutal da pasta de Educação.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Teresa Fortes

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.