
A embaixada de Cabo Verde na China informou, hoje, os estudantes cabo-verdianos que com o reaparecimento de novos casos de transmissão local na República Popular da China “não há possibilidade (por tempo indeterminado)” de regressarem ao país de estudos.
“Em plena quadra natalícia e com a viragem do Ano a acontecer dentro de dias, muitos de entre vós, estudantes que se encontram em Cabo Verde ou países terceiros, alimentavam a esperança de que no início de 2021 seriam autorizados a regressar à República Popular da China…, mas, infelizmente, o reaparecimento de novos casos de transmissão local na China aponta em sentido contrário”, comunicou a embaixadora de Cabo Verde na China, Tania Romualdo, na sua página oficial de facebook.
Segundo a embaixadora, na semana passada, Hong Kong entrou novamente em confinamento, há quatro dias o mesmo aconteceu na cidade Dalian e no dia 27 de Dezembro o Governo Municipal de Pequim declarou Estado de Emergência.
Devido a este novo cenário, avançou, lamentam informar que “não prevêem, a curto/médio prazo alteração do actual status quo (em português: estado actual das coisas), ou seja, vai-se manter (por tempo indeterminado) a impossibilidade de regressarem à China”.
Aos estudantes que se encontram na China, Tania Romualdo fez saber que as autoridades centrais, provinciais, municipais e também as universidades estão, em todo o território da China, de modo a “reforçarem” as medidas de controlo e prevenção.
Recomendou, ainda, aos estudantes que estão a entrar de férias (que se prolongarão até a celebração do Ano Novo (Lunar) chinês que acontecerá a 11 de Fevereiro de 2021), a não viajarem sob pena de serem impossibilitados de regressar, à semelhança do que aconteceu em Fevereiro deste ano com os estudantes que então se ausentaram ou já se encontravam fora do país.
A diplomata aconselhou os académicos, igualmente, a respeitarem e a seguirem “escrupulosamente” todas as decisões e orientações impostas pelas autoridades centrais, provinciais e municipais da China, assim como, pelos Departamentos de Estudantes Estrangeiros das suas Universidades.
Aos que precisam deslocar-se à Embaixada de Cabo Verde em Pequim solicitou-os a avisarem previamente para que possam obter a necessária autorização de acesso ao condomínio onde suas instalações se encontram, evitando assim deslocações “infrutíferas”.
Com Inforpress
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários