O director do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças informou esta quarta-fera, 27, que nos últimos dois dias foram realizados 1.983 testes rápidos nos diferentes bairros da Cidade da Praia, e dos quais resultaram em 32 positivos.
Em conferência de imprensa, para o balanço da situação da covid-19 no País, Jorge Noel Barreto disse que esses dados foram disponibilizados pelo Serviço de Vigilância de Ministério da Saúde, na sequência de rastreio de anticorpos nas comunidades.
Avançou que na segunda-feira, 25, foram feitos 756 testes nos bairros de Achada Santo António, Palmarejo e Tira-Chapéu onde foram identificados 13 resultados positivos para “Imunoglobulina M”.
Esta quarta-feira, 26, informou o responsável, foram aplicados 1.227 testes em Tira-Chapéu, Várzea, Bela Vista e Terra Branca, que resultaram em 19 positivos.
Esclareceu, no entanto, que foram recolhidas amostras de secreções respiratórias das pessoas testadas positivos para fazer o PCR-2 (Teste para detecção de coronavírus).
Jorge Noel Barreto advertiu que o facto do resultado for negativo num teste rápido para pesquisa de anticorpos do novo coronavírus não quer dizer que a pessoa está livre de infecção ou que está protegida.
“O resultado nos diz que naquele momento não foram identificados os anticorpos para esse vírus, por isso as pessoas devem manter as medidas de prevenção porque não sabemos se poderá estar no início da infecção, que pode ser assintomática, ou se ainda não teve a infecção”, esclareceu.
Esta quinta-feira, 28, a equipa multissectorial para a realização de testes rápidos vai estar nos bairros de Calabaceira, Vila Nova e Achada de São Filipe.
Cabo Verde mantém 390 casos activos, sendo 155 recuperados e quatro óbitos, com 347 pessoas em quarentena, a maioria na Cidade da Praia.
Com Inforpress
Comentários