Quase 80% das pessoas inquiridas num estudo realizado por instituições cabo-verdianas, divulgado hoje, disseram realizar trabalho não remunerado, com a maioria das mulheres a assumirem a maior parte dessas tarefas.
O estudo "Uso do Tempo e Trabalho Não Remunerado (TNR)" foi realizado pelo Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), em parceria com o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), durante o 4.º trimestre de 2024, tendo contado com 3.306 agregados familiares.
Os dados indicam que a taxa de participação da população cabo-verdiana em trabalho não remunerado é de 79,48%, segundo o estudo.
No entanto, as mulheres representam 88,8% e os homens 70,21%.
As mulheres dedicam, em média, 22 horas e 42 minutos por semana ao trabalho não remunerado, contra 14 horas dos homens.
Relativamente ao trabalho doméstico geral, 74% da população participa, sendo 85,7% mulheres e 62% homens.
As mulheres lideram ainda a preparação das refeições, limpeza da casa, cuidados com animais, tratamento da roupa e compras quotidianas.
O tempo total dedicado ao cuidado de crianças (dos 0 aos 14 anos), idosos e pessoas com deficiência é de 10 horas e 56 minutos por semana.
A pesquisa teve cobertura nacional e uma taxa de resposta de 73,8%.
Informamos que, temporariamente, a funcionalidade de comentários foi desativada no nosso site.
Pedimos desculpa pelo incómodo e agradecemos a compreensão. Estamos a trabalhar para que esta funcionalidade seja reativada em breve.
A equipa do Santiago Magazine