Gervásio Silva e Shannon Sutherland conquistam prova Volta a Djêu
Desporto

Gervásio Silva e Shannon Sutherland conquistam prova Volta a Djêu

Os nadadores Gervásio Silva e Shannon Sutherland, em masculino e feminino, respectivamente, venceram hoje a competição a nado realizada pela 11.ª vez da praia da Laginha ao Ilhéu dos Pássaros, em São Vicente.

Gervásio Silva, que fez o percurso de 5,2 quilómetros em uma hora e 36 minutos, é o campeão absoluto desta edição, que inaugura um novo formato com circuito de Volta a Djêu em três ilha, o de São Vicente, Boa Vista e cidade da Praia, realizado nos meses de Junho e Julho, respectivamente.

O atleta de 31 anos, natural de Tarrafal de Santiago, mas residente actualmente na ilha do Sal, venceu todas as três etapas e hoje confirmou não ter encontrado dificuldades por conhecer as águas de participações anteriores.

A sua maior motivação, conforme avançou à imprensa, foi a concorrência que sabia que tinha e terminou “fazendo história” ao liderar a prova do começo ao fim e completar o circuito em pleno.

O pódio da categoria masculina teve em segundo lugar Ailton Lima, representante também do Sal e que fez a travessia com o tempo de uma hora e 39 minutos. 

Em terceiro lugar ficou Javier Garcia, espanhol residente na ilha do Maio, que obteve o tempo de uma hora e 40 minutos.

Em feminino, a vencedora foi Shannon Sutherland, norte-americana residente no Maio, que realizou a prova em uma hora e 57 minutos.

Shannon Sutherland, que também participou no circuito da cidade da Praia e ficou em segundo lugar, disse ter gostado e apresentou com a maior dificuldade as medusas, popularmente conhecidas por águas-vivas.

Entretanto, tal como assegurou, “nada tão grave” e que pudesse tirar-lhe o prazer desta prova, que, afiançou, foi “bem mais fácil” que a da capital do país.

O pódio feminino ficou completo com duas atletas de São Vicente, Jéssica Silva, em segundo lugar, campeã do circuito da Praia, e Bety Sequeira, em terceiro, que venceram com os tempos de duas horas e 03 minutos e duas horas e 34 minutos, respectivamente.

Além da prova principal, as actividades do evento incluíram a competição de veteranos, de 1.800 metros, Laginha-Farol da Cabnave-Laginha, que teve a participação de sete atletas e como vencedores Reolito Rocha, de São Vicente, em masculino, e Lucialina Sousa, brasileira residente na Boa Vista, em feminino.

Em representação da organização, parceria entre a Djê CV e a Associação Regional de Natação de São Vicente, Jandir Leite enalteceu esta “festa de natação”, que contou com a participação de 32 atletas, entre a prova “rainha” e veteranos.

“Cada vez há mais adesão, cada vez temos mais atletas internacionais a virem só para a prova”, destacou o promotor, para quem o sentimento é “de dever cumprido”.

Tanto assim é que no próximo ano pretendem chegar a seis etapas nacionais, uma na Boa Vista, uma no Maio, uma no Sal, duas em Santiago (cidade da Praia e Tarrafal) e por fim São Vicente, onde surgiu a competição há 11 anos.

Esta edição em São Vicente teve como homenageada Paula Soares, antiga frequentadora da praia da Laginha e que foi a primeira mulher a participar da competição.

Paula Soares, agora residente na Inglaterra, disse ter-se sentido “lisonjeada” com o reconhecimento e quer voltar a “fazer façanhas” como atleta participante, mesmo prestes a completar 48 anos.

Partilhe esta notícia