Cabo Verde prepara-se para mais uma edição anual da comemoração cabo-verdiana-judaica da Páscoa, para celebrar os laços históricos e culturais com a comunidade judaica.
A cidade da Praia vai ser palco, no dia 6 de Abril, na Presidência da República, de mais uma edição da 19.ª celebração cabo-verdiana-judaica da Páscoa, um evento que tem vindo a consolidar-se ao longo dos 18 anos como “um marco importante” na promoção do diálogo intercultural entre as duas comunidades.
Este ano, o evento tem como lema "Unidos na Esperança e na Acção", sendo um intercâmbio multicultural e inclusivo, realizado em simultâneo com a celebração promovida em Boston (EUA).
A celebração, que reforça a conexão histórica e cultural entre os dois povos, será realizada de forma híbrida, com encontros presenciais na Praia e em Boston, interligados por transmissão virtual, permitindo a participação de pessoas de diferentes partes do mundo.
Em entrevista à Inforpress, Yara Santos, membro do comité organizador, destacou a importância da edição de 2025, que contará com a presença de um representante do comité de organização do evento em Boston, Joshua Lakin, um judeu que estará em Cabo Verde pela primeira vez, para aprofundar as relações e celebrar esta união entre as duas comunidades.
“Este evento é mais do que uma celebração religiosa, é uma oportunidade para reforçar a compreensão mútua e promover valores de inclusão, respeito e convivência pacífica”, afirmou Yara Santos.
A programação do evento incluirá apresentações musicais, intervenções de autoridades e representantes de ambas as comunidades, além de uma oferta gastronómica, com pratos típicos de Cabo Verde e da tradição judaica.
Isto para fortalecer os laços históricos e culturais entre cabo-verdianos e judeus, sublinhando ainda o papel de Cabo Verde como um exemplo de convivência pacífica, inclusão e respeito pela diversidade.
"A grande novidade deste ano será a alternância das cerimónias entre a Praia e Boston, criando uma experiência única e participativa para todos os envolvidos", explicou Santos.
Segundo explicou Yara Santos, a celebração tem sido um elo no fortalecimento das relações entre as comunidades, com edições anteriores já realizadas em Cabo Verde e com crescente participação da população local.
“Nessas edições anteriores, conforme o Comité da Organização Internacional, nomeadamente o de Boston, a presença da comunidade cabo-verdiana, particularmente em Boston, tem sido cada vez mais viva, participativa e ativa", garantiu a responsável.
Para Yara Santos o tema escolhido este ano, “Unidos na Esperança e na Acção”, reflete os valores e as necessidades atuais das comunidades cabo-verdiana e judaica, uma vez que ambas são bem conhecidas pela sua resistência e pela capacidade de ação, de ser coletivas, e de nunca desistirem perante os desafios que são sempre constantes.
“A cada momento, renovamos a nossa perseverança, a nossa esperança e o nosso acreditar num mundo cada vez mais inclusivo, mais justo e mais feliz”, acrescentou Yara Santos.
A celebração cabo-verdiana-judaica da Páscoa é um evento anual que promove o entendimento entre judeus e cabo-verdianos realizado em várias partes do mundo.
O evento principal decorre em Boston, ao passo que Cabo Verde assume um papel destacado na celebração com um programa cultural.
Comentários