Cabo Verde prepara-se para mais uma edição anual da comemoração cabo-verdiana-judaica da Páscoa, para celebrar os laços históricos e culturais com a comunidade judaica.
A cidade da Praia vai ser palco, no dia 6 de Abril, na Presidência da República, de mais uma edição da 19.ª celebração cabo-verdiana-judaica da Páscoa, um evento que tem vindo a consolidar-se ao longo dos 18 anos como “um marco importante” na promoção do diálogo intercultural entre as duas comunidades.
Este ano, o evento tem como lema "Unidos na Esperança e na Acção", sendo um intercâmbio multicultural e inclusivo, realizado em simultâneo com a celebração promovida em Boston (EUA).
A celebração, que reforça a conexão histórica e cultural entre os dois povos, será realizada de forma híbrida, com encontros presenciais na Praia e em Boston, interligados por transmissão virtual, permitindo a participação de pessoas de diferentes partes do mundo.
Em entrevista à Inforpress, Yara Santos, membro do comité organizador, destacou a importância da edição de 2025, que contará com a presença de um representante do comité de organização do evento em Boston, Joshua Lakin, um judeu que estará em Cabo Verde pela primeira vez, para aprofundar as relações e celebrar esta união entre as duas comunidades.
“Este evento é mais do que uma celebração religiosa, é uma oportunidade para reforçar a compreensão mútua e promover valores de inclusão, respeito e convivência pacífica”, afirmou Yara Santos.
A programação do evento incluirá apresentações musicais, intervenções de autoridades e representantes de ambas as comunidades, além de uma oferta gastronómica, com pratos típicos de Cabo Verde e da tradição judaica.
Isto para fortalecer os laços históricos e culturais entre cabo-verdianos e judeus, sublinhando ainda o papel de Cabo Verde como um exemplo de convivência pacífica, inclusão e respeito pela diversidade.
"A grande novidade deste ano será a alternância das cerimónias entre a Praia e Boston, criando uma experiência única e participativa para todos os envolvidos", explicou Santos.
Segundo explicou Yara Santos, a celebração tem sido um elo no fortalecimento das relações entre as comunidades, com edições anteriores já realizadas em Cabo Verde e com crescente participação da população local.
“Nessas edições anteriores, conforme o Comité da Organização Internacional, nomeadamente o de Boston, a presença da comunidade cabo-verdiana, particularmente em Boston, tem sido cada vez mais viva, participativa e ativa", garantiu a responsável.
Para Yara Santos o tema escolhido este ano, “Unidos na Esperança e na Acção”, reflete os valores e as necessidades atuais das comunidades cabo-verdiana e judaica, uma vez que ambas são bem conhecidas pela sua resistência e pela capacidade de ação, de ser coletivas, e de nunca desistirem perante os desafios que são sempre constantes.
“A cada momento, renovamos a nossa perseverança, a nossa esperança e o nosso acreditar num mundo cada vez mais inclusivo, mais justo e mais feliz”, acrescentou Yara Santos.
A celebração cabo-verdiana-judaica da Páscoa é um evento anual que promove o entendimento entre judeus e cabo-verdianos realizado em várias partes do mundo.
O evento principal decorre em Boston, ao passo que Cabo Verde assume um papel destacado na celebração com um programa cultural.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários