A Associação dos Agricultores em Ribeira da Cruz, no Porto Novo, Santo Antão, espera, a partir de Novembro, estar em condições de proceder às primeiras experiências a nível de tratamento e embalagem dos produtos agrícolas dessa localidade e arredores.
A Informação foi avançada à Inforpress pelo presidente da Associação dos Agricultores da Ribeira da Cruz, Vanderley Rocha, numa altura em que já estão a decorrer as obras de remodelação do edifício onde será, dentro de pouco tempo, instalado o centro de tratamento e embalagem dos produtos agrícolas.
“O espaço já está a receber obras e os equipamentos foram já encomendados (câmaras e uma carrinha frigorificas e outros). Esperamos iniciar as primeiras experiências em termos de tratamento e embalagem dos produtos ainda em Novembro”, assegurou este responsável.
A instalação do centro de tratamento e embalagem de produtos agrícolas em Ribeira da Cruz, que abrange ainda Martiene e Chã de Norte, insere-se num projecto de desenvolvimento agrícola das três localidades, co-financiado em cerca de 80 mil dólares (mais de seis mil contos), através do GEF(Fundo do Ambiente).
Além do tratamento e embalagem, o projecto que tem ainda com parceiros o Ministério da Agricultura e Ambiente, a Câmara Municipal do Porto Novo e o SARAI (organização espanhola ligado ao desenvolvimento rural), inclui ainda a comercialização dos excedentes e formação em agro-ecologia aos agricultores.
Apesar da praga dos mil pés, a produção hortícola em Ribeira da Cruz, vale também conhecido pelo bom grogue”que fabrica, anda à volta dos 580 toneladas/ano.
Numa segunda fase, a intenção dos agricultores avançarem para a transformação dos produtos e engarrafamento do grogue com vista à sua exportação.
Comentários