Santa Cruz pode vir a ter cooperativa para produção de mel de abelha
Economia

Santa Cruz pode vir a ter cooperativa para produção de mel de abelha

A formadora em apicultura da associação italiana Il Vercellese Verso Santa Cruz, Germana Vercellino, propôs hoje a criação de uma cooperativa para produção de mel de abelha em Santa Cruz, concelho com muitas abelhas por explorar.

No final de uma formação destinada a cerca de 40 produtores e agricultores santa-cruzenses, à imprensa, a especialista apontou a construção de colmeias, vestes e confecção e venda do mel de abelha como sectores a explorar pelos jovens formandos.

“Unidos e com especialização”, precisou, essa cooperativa, que irá contar com o apoio da autarquia santa-cruzense, “tem tudo para dar certo”, tendo em conta que “os jovens estão capacitados” e aprenderam novas técnicas em apicultura.

Segundo explicou Germana Vercellino, a apicultura feita em Cabo Verde é a tradicional como a que se faz em toda África, mas “destrói todo apiário”, diferente da praticada em Itália, que é “racional” e vai desde a recolha do mel, pólen, própolis e geleia real, ou seja, “não destrói os produtos reproduzidos” pelas abelhas.

“Cabo Verde não tem diamante, nem petróleo, mas tem muito mel por explorara”, enfatizou Aurelio  Franquine, que ao lado de Germana Vercellino, ministram a formação teórica e prática, respectivamente.

Alertou os formandos que a formação requer continuidade e, por isso, anunciou mais uma acção formativa no próximo ano no concelho, desta feita em horticultura.

O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Silva, destacou a importância da formação, que, sustentou, vai “oferecer rendimento e auto-emprego a várias famílias".

A câmara vai acompanhar os formandos,  enfatizou a mesma fonte, que prometeu trazer mais especialistas em apicultura para capacitar produtores e agricultores, por acreditar que o município “tem potencialidades” para ser “uma referência” na produção de mel de abelha no país.

Os formandos reconheceram as potencialidades do concelho na exploração do mel de abelha e consideraram a formação “uma oportunidade de negócio”.

A formação culminou com a entrega de certificados a cerca de 40 agricultores e produtores e uma aula prática de extracção de mel no terreno, esta última acção enquadrada na parceria entre a câmara e a associação Il Vercellese Verso Santa Cruz, que data de 2014.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.