Brava sem transportes. Já faltam medicamentos e oxigénio no Centro de saúde
Regiões

Brava sem transportes. Já faltam medicamentos e oxigénio no Centro de saúde

Clóvis Silva, deputado nacional, disse esta quinta-feira, 14, que a causa de todos os problemas da ilha é a falta de transportes, culpando os sucessivos governos. Um grupo prepara uma manifestação amanhã, 15, a favor da ilha. O MpD já reagiu.

O deputado nacional do PAICV, Clóvis Silva, chamou hoje a imprensa para criticar o governo pela situação de isolamento em que a ilha se encontra por causa da falta de transportes. Exigindo que o problema seja resolvido o quanto antes, Silva lamentou a “situação difícil” por que passa a população bravense ao longo dos tempos.

No seu entender, a questão dos transportes marítimos tem sido um desafio para os sucessivos governos de Cabo Verde, ou seja, desde a independência não teve uma solução satisfatória, nem estabilizada e muito menos normalizada, reconhecendo que mesmo com os esforços feitos pelo Governo do PAICV o problema persiste e a ilha continua cada vez mais isolada.

“Não há um único Governo desde o início deste Cabo Verde independente que possa dizer que teve uma solução definitiva em relação à ilha Brava, e ao fim de 42 anos de independência, a ilha continua a ser a mais mal servida do país em matéria de transporte, mais dependente”, suscitou frisando que a situação dos últimos dois meses contribuiu para a falta de oxigénio na Delegacia de Saúde e rotura no fornecimento de vários medicamentos.

Para o deputado, Brava continua a ser a ilha com crescimento demográfico e económico negativo, com menos ambição, há cada vez mais casas desabitadas, menos jovens e crianças nas escolas e abandonada pelos cidadãos que querem crescer e vencer na vida.

Clóvis Silva que se mostrou contornado, disse que a situação é “insustentável” e “lamentável”, porque o Governo ainda não se pronunciou por uma questão que tem deixado a população ansiosa e desanimada.

“Como deputado do PAICV e como filho da ilha Brava, já contactamos a Cabo Verde Fest Ferry e a informação que tivemos é que ainda não há possibilidades de ter um transporte mais recente, poderá haver uma ligação no sábado, mas nada de concreto. Vamos contactar o Governo para ver se já existe uma solução e qual serão as perspectivas futuras para que possamos transmitir isso a população”, sublinhou.

O Governo ainda não reagiu. Quem veio a terreiro foi o MpD, partido que suporta o governo, para, através do secretario geral adjunto, Carlos Monteiro, vir “pedir desculpas aos bravenses pelos transtornos que tem passado nos últimos dias”. O comunicado do partido ventoinha faz notar que a manifestação agendada para amanhã, 15, - e que diz ser “sinal de revitalização da liberdade – tem por detrás o PAICV. “O que o MpD não entende é a atitude do PAICV como instigador de manifestações. Instigador de manifestações em relação a matérias onde o seu Governo teve grandes responsabilidades, como é o caso do isolamento da Brava durante longos 15 anos”.

O MpD garante que o Governo “dará já no próximo ano uma solução estruturante para o transporte marítimo inter-ilhas, solução esta que irá constar no OE2018”.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.