"Quando um infeliz e desatento (?) Alto Representante da Nação, eleito pelo povo, desliza, atropelando de forma inusitada normas elementares da administração da coisa pública, é alvo de ‘tchacota’ colectiva, e todo o mundo se esquece que a imagem do país está sendo dilacerada irremediavelmente."
Há quem diga que na política tudo, ou quase tudo, se justifica. O silêncio também às vezes é resposta. Senão vejamos: se um elefante entrar pela porta da garagem e invadir a casa, não se aceita que se diga que nada aconteceu, ou que louvável é o esforço para chamar o vizinho para ajudar a colocá-lo na rua; na realidade os carros que custaram a comprar, assim como a caixa de ferramentas, estão irremediavelmente danificados; Está Feito, como disse alguem!!
Desestabilizar e ou aniquilar o adversário caído, acontece! mas deve ser feito com inteligência e sentido de estado por quem de direito; eu entendo que é de longe mais útil, pedagógico, e sobretudo mais consequente, argumentar, criar condiçoes para que as instituiçoes funcionem para evitar mais estragos maiores; a ratice e a baixaria, e oportunismos só imperam quando os argumentos válidos não estão presentes; é evidente que temos um ou outro bom exemplo, verdade seja dita. Mas muita gente está mais preocupada com o sucesso de bilheteira do filme que virá a seguir do que com a gestão correcta do incidente.
Importa, sobretudo, ter-se o mínimo de Sentido Estado, competência e inteligência emocional na forma de gerir crises sérias como a que defrontamos hoje. O cidadão anónimo, iliterado, que nao se identifica, nunca vai dar a cara e vai continuar a existir, nada mais comum. Porém, importa que os cidadãos com responsabilidades acrescidas na feitura de opinião pública levem em conta que a preservação da Boa Imagem da Nação Criola é prioridade maior, e isto exige atitude de "Homens de Estado". Estes, por regra, preocupam-se com o futuro de uma geração, enquanto aqueles, mais vezes que não, preocupam-se primordialmente com o próximo mandato de governação. O que vier a seguir é só acrescento.
A ausência de intervenção pronta das autoridades competentes, para apuramento da verdade jurídica, naturalmente pesa e preocupa. No meio de uma crise desta natureza vem uma "troupe" de camaradas", após um silêncio ensurdecedor, arrolar uma lista de galões à pressa para defender o visado. Por outro lado, os algozes , "indimigos ", divertem-se cogitando formas de influenciar as autoridades, para não fazerem o seu com tranquilidade e isenção, por fim muita gente fica no ridiculo. Às vezes, assistimos a verdadeiras palhaçadas, e só os protagonistas é que não vêem de onde vem a piada. A Nação não merece!
Como disse em tempo, creio que em 2020, este país precisa de Políticos 5G. Disse.
Péricles Barros
Cidadão
Comentários