Cabo Verde decidiu esta quarta-feira, 17, extraditar Alex Saab para os Estados Unidos da América, precisamente dois dias depois de o Tribunal da CEDEAO ter mandado libertar o empresário. Os advogados de defesa de Saab já preparam recurso ao Tribunal Constitucional.
Segundo a agência espanhola EFE, o Supremo Tribunal de Justiça procedeu esta quarta-feira, 17, ao despacho da autorização da extradição de Alex Saab, tido como testa de ferro de Nicolas Maduro, para os Estados Unidos da América, por alegado branqueamento de capitais.
De acordo com o veredicto, ao qual a EFE teve acesso, o Supremo Tribunal Federal indeferiu o recurso da defesa da Saab e confirmou a decisão de uma primeira instância que aprovou a entrega do empresário, detido em Cabo Verde, desde o dia 12 de junho de 2020, a pedido dos EUA.
O despacho do Supremo Tribunal sai dois dias depois de o Tribiunal da CEDEAO ter mandado libertar o empresário colombiano a serviço da Venzuela e condenado Cabo Verde a indemnizar Saab no valor de 200 mil euros.
Em reacção, a equipoa de defesa de Alex Saab enviou esa pequena nota à nossa redacção: "Fomos hoje notificados da decisão do Supremo Tribunal de Justiça de Cabo Verde sobre o processo de extradição em curso contra o Embaixador e Enviado Especial Alex Saab. A Defesa está atualmente a estudar a decisão e iremos imitir, mais tarde, uma declaração substancial. Entretanto, podemos afirmar que iremos interpor recurso para o Tribunal Constitucional e reafirmar a nossa confiança na libertação do Embaixador Saab".
Comentários