Manobras de bastidores querem impedir líder do PAICV de ser candidato
Política

Manobras de bastidores querem impedir líder do PAICV de ser candidato

Fonte do Ministério Público garantiu ao nosso jornal haver “um esquema bem encaminhado” para o procurador responsável pelo processo da CMP “ultimar o relatório”, cuja consequência poderia ser “mandar prender Francisco Carvalho”. Para tal, seria preciso a anuência de um juiz em entrar no “esquema”, o que não está a ser fácil. Ainda segundo a mesma fonte, “políticos da área do poder” estariam a tentar “corromper um magistrado”.

Santiago Magazine sabe que, neste momento, estão em curso manobras de bastidores tendentes a impedir o líder do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Francisco Carvalho, de ser candidato nas eleições legislativas de 17 de maio.

Quem avançou com a informação foi uma fonte do próprio Ministério Público (MP) que disse haver “um esquema bem encaminhado” para o procurador responsável pela instrução do Processo da Câmara Municipal da Praia (CMP) “ultimar o relatório”, cuja consequência poderia ser “mandar prender Francisco Carvalho”, mesmo que por uns dias.

Esquema está focado em tentar “corromper” um juiz

O único obstáculo do alegado “esquema” seria “encontrar um juiz disponível” para emitir o respetivo mandado de captura, o que não estaria a ser fácil. E, a mesma fonte, avançou que “políticos da área do poder” estariam a tentar “corromper um magistrado” para ser cúmplice do esquema.

Este esquema e, consequentes manobras de bastidores, teria como origem as últimas sondagens efetuadas por cada um dos partidos do arco do poder, indicando elevados níveis de rejeição do primeiro-ministro e a possibilidade de uma hecatombe eleitoral do Movimento para a Democracia (MpD).

 

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Casimiro Centeio, 26 de Jan de 2026

      Estamos num regime ditatorial liderado por UCS ! Não nos resta menor dúvida! Se isso vier acontecer, podem crer, a governação do Mpd não será pacífica, com consequências graves para Cabo Verde.

      • Casimiro Centeio, 26 de Jan de 2026

        Os ditadores tinham deixado , entrelinhas, o recado àqueles que facilmente entendem: "TEMOS QUE TRAVAR FRANCISCO CARVALHO" . Quem é que não percebeu a mensagem? Quem é que não se lembra do "maquiavélico projeto" da Década de 90 " que visava a destruição do PAICV? Não se concretizou, mas quem pagou as favas foi a Bandeira Nacional, seja, a Bandeira da Independência !!!!!
      • Casimiro Centeio, 26 de Jan de 2026

        .... Posto isso, um alerta a todos os militantes,Amigos ou simpatizantes e cabo-verdianos : o momento é de muita vigilância contra os oportunistas travestidos de defensores da causa nacional. São lobos vestidos de cordeiros ! Não aceitam as regras democráticas, embora berrem a 4 ventos que são " democratas" . O Inferno está cheio de "democratas" .

      Responder


    Comentar

    Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
    O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
    Inicie sessão ou registe-se para comentar.