• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Praia: Francisco Carvalho afirma que espaços verdes assumiram “importância central” na câmara que lidera
Política

Praia: Francisco Carvalho afirma que espaços verdes assumiram “importância central” na câmara que lidera

O presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, disse hoje que os espaços verdes assumiram uma “importância central” na sua gestão autarca, assim como o saneamento e ordenamento do território.

“Do mesmo modo que nós falamos da questão do saneamento e do ordenamento do território, nós também falamos da questão do verde, do ambiente, como um pilar fundamental aqui nesta gestão”, disse Francisco Carvalho em entrevista à Inforpress.

Neste campo, Francisco Carvalho avançou que há projectos internacionais em parceria com outras câmaras e também iniciativas da própria Câmara Municipal da Praia, nomeadamente o cuidado que se está a dar às praças do município.

“Já começamos este processo. Daqui a algum tempo os munícipes vão notar a diferença. Já estamos em várias praças a trabalhar. Neste momento, por exemplo, posso falar da Praça de Eugénio Lima que na semana passada foi beneficiada com iluminação pela primeira vez desde a inauguração daquela praça”, continuou.

O mesmo espaço está também, conforme disse Francisco Carvalho, a receber plantas, bem como outras áreas no município, entre elas a estrada que vai da ponte do Paiol até a subida de Achada Grande Frente, passando por Lém-Ferreira. “Se nós formos ver também ali na localidade de Cruz dos Mártires, estamos a colocar plantas e coqueiros ao longo daquela via que sobe pela encosta que vai dar a Ponta d’Água”, disse, destacando ainda todo o arranjo que se está a fazer ali naquela zona.

Entretanto, nas suas declarações, Francisco Carvalho referiu-se à questão da responsabilidade social, pedindo que a população acompanhe este “esforço” que a câmara está a fazer para tornar o município mais verde e garanta a sua preservação.

“Fomos confrontados na semana passada com o roubo de coqueiros ali na encosta de Cruz dos Mártires e na avenida perto do Paiol. Trata-se de um sinal negativo porque enquanto nós estamos neste esforço de sensibilizar e de criar espaços verdes, somos confrontados com esses assaltos”, acrescentou.

Embora estes episódios menos bons, Francisco Carvalho avançou que a câmara vai avançar com a agricultura periurbana no centro da Praia e que, inclusive, já há um projecto a ser desenvolvido com a Itália, “de maior importância” que beneficia a localidade de Tira Chapéu, que vai ganhar espaços verdes.

“Depois vamos avançar para criar hortos urbanos aqui no município da Praia e, ao mesmo tempo, várias outras localidades vão ser beneficiadas. Estamos apostando na criação de pequenos espaços verdes para que a população comece a ficar sensibilizada para essa temática e, depois, temos o parque ecológico que nós vamos construir no Vale do Palmarejo Grande”, informou.

Este parque ecológico terá, conforme disse, duas “funções importantes”, uma de ser um espaço de lazer, verde e aprazível, para as pessoas se divertirem, e outra de ser um espaço com plantas endémicas para se poder desenvolver actividades de sensibilização de visita de escolas e de crianças.

“Tudo nesta perspectiva nova e importante para este mundo de valorização do verde, do ambiente, da sustentabilidade ambiental, da acção, convivência e do respeito pela natureza, que são valores essenciais para o desenvolvimento”, acrescentou.

Questionado sobre a situação em que se encontra a praça ao lado da Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV) em Palmarejo Grande, em aparente situação de abandono, Francisco Carvalho respondeu que está prevista uma acção dentro das intervenções que a câmara está a fazer e que “muito brevemente” chegarão a este espaço.

Partilhe esta notícia