A acusação aconteceu durante a visita ao círculo dos deputados eleitos por Santiago Sul. Segundo os parlamentares do PAICV, o Governo está a “impor uma política de estrangulamento financeiro” à autarquia liderada por Francisco Carvalho, condicionando o seu normal funcionamento e “dificultando a realização de investimentos” em benefício da população.
Após um encontro nos Paços do Concelho com Francisco Carvalho e a sua equipa, a porta-voz do grupo de deputados do PAICV, Adélsia Almeida, declarou que “o Governo tem feito uma oposição feroz ao presidente da Câmara e a toda a edilidade”.
A deputada comparou os orçamentos e transferências do Estado em diferentes períodos e não teve dúvidas em afirmar que “durante a gestão do MpD, a autarquia recebia muito mais recursos, registando-se atualmente “uma diminuição substancial, superior a 90 porcento” das verbas transferidas.
Pese a asfixia financeira, contudo, Adélsia Almeida salientou a capacidade de resiliência e inovação do presidente da Câmara, que, segundo a deputada, tem “multiplicado esforços na procura de soluções através de parcerias internacionais, locais e público-privadas”.
Para a deputada, este empenho traduz-se no “engajamento crescente dos munícipes, dos operadores económicos e de parceiros internacionais”, demonstrando que “a Câmara Municipal da Praia é, hoje, uma instituição credível, transparente, com contas claras e com capacidade de justificar cada recurso angariado”.
Câmara “continua a trabalhar com determinação”
Os deputados do PAICV visitaram várias obras em curso, nomeadamente: o calcetamento de ruas, a requalificação da Avenida 13 de Janeiro e da Praça Amílcar Cabral, a construção da rampa que liga Achada Santo António à rotunda do Homem de Pedra, bem como a obra da Casa da Juventude, em Calabaceira, que integra serviços de saúde, educação, centro de estudo e jardim infantil, além de oferecer às associações locais um espaço digno para desenvolverem as suas atividades.
Os deputados visitaram, ainda, o jardim infantil de Achada Grande Trás, atualmente com obras de requalificação.
Ainda segundo Adélsia Almeida, estes investimentos “são a prova clara de que, mesmo perante a perseguição política do Governo e a drástica redução de transferências do Estado, a Câmara Municipal da Praia continua a trabalhar com determinação para responder às necessidades dos munícipes e promover o desenvolvimento do concelho”.
C/Inforpress
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários