• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
PR remete ao Tribunal Constitucional pedido de fiscalização de artigos do Código de Processo Penal
Política

PR remete ao Tribunal Constitucional pedido de fiscalização de artigos do Código de Processo Penal

O Presidente da República remeteu ao Tribunal Constitucional o pedido de fiscalização preventiva da constitucionalidade de vários dispositivos do diploma que visa proceder à terceira revisão ao Código de Processo Penal.

A informação consta na página do Facebook do Chefe de Estado, explicando que o referido diploma, aprovado pelo Decreto legislativo n.º 2/2005, de 7 de Fevereiro, pairam algumas dúvidas.

Nesta linha, apontou, as dúvidas sobre a constitucionalidade incidem sobre os artigos que falam sobre a denúncia e declaração de constituição como assistente, o primeiro interrogatório judicial de arguido detido e defensor oficioso e a divulgação de peças processuais ou da identidade do arguido.

Além desses, indicou também os artigos sobre a identificação de suspeitos, declarações de suspeito detido e direito ao silêncio, exigências cautelares gerais e o processo abreviado – pressupostos gerais.

“Em causa eventual desconformidade daqueles dispositivos legais face aos artigos 17.º (âmbito e sentido dos direitos, liberdades e garantias, designadamente o princípio da proporcionalidade), 22.º (acesso à justiça), 29.º (direito à liberdade), 30.º (direito à liberdade e à segurança pessoal), 35.º (princípios do processo penal), 48.º, nº dois (liberdade de informação) e 69.º (direito à propriedade privada) da Constituição da República de Cabo Verde”, pode-se ler.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação