Os três políticos sondados pelo MpD como potenciais candidatos à Câmara Municipal do Tarrafal este ano são neste momento cartas fora do baralho. A Comissão Política ventoinha rejeitou José Pedro Nunes e José Soares por estarem ligados à derrota do partido em 2020 e, apesar de todas as insistências, o deputado nacional Celso Ribeiro recusa abraçar este projecto político. Agora surgiram novos candidatáveis mas, a crer nas nossas fontes, Avelino Sanches Pires e Dunay Landim estarão na pole-position.
O MpD ainda não fechou o processo de escolha dos seus candidatos para as Câmaras Municipais, e Tarrafal de Santiago é um desses concelhos. É que o preferido, o deputado Celso Ribeiro, recusa terminantemente em assumir uma candidatura autárquica, deixando de lado o seu projecto político no Parlamento, centro do poder. Contam as nossas fontes, que Ulisses Correia e Silva já tentou por diveras vezes persuadir Ribeiro mas este vem fazendo finca-pé, não deixando outra solução que não a busca por outro nome para disputar a CM com Maika Lopes, que vem tendo boa avaliação, inclusive reconhecido por militantes ventoinhas.
Logo abaixo na lista estavam José Soares, ex-vereador e actual deputado nacional, e José Pedro Soares, que foi vereador e depois presidente da Câmara Municipal do Tarrafal até 2020. Sucede que nenhum deles encaixa no perfil de candidato que o MpD pretende para o concelho mais a Norte de Santiago, tendo sido por isso descartados já na reunião da Comissão Política de sábado passado.
Ademais, pesa contra eles, segundo as nossas fontes, o facto de estarem directa ou directamente na derrota do MpD nesse município: José Pedro Soares por causa do seu desempenho na autarquia e José Soares pelas duras críticas que fez à gestão camarária de José Pedro, fazendo cair a imagem do partido nesse município, segundo a leitura de certos dirigentes do MpD. A somar a tudo isso, Celso Ribeiro, o preferido, não só não quer avançar como não aprova nem José Soares nem José Pedro Soares.
Sem uma terceira via de recurso imediato, o MpD lança mão de uma série de nomes próximos ao partido a ver acerta no perfil ideal para a presidência da Câmara Municipal, como revela a edição desta quinta-feira do jornal A Nação.
O semanário da Cidadela adianta que, como alternativas a Celso Ribeiro, que prefere continuar no Parlamento, são apontados os nomes de Dunay Landim (líder da bancada municipal do MpD no Tarrafal), Avelino Sanches Pires (engenheiro em Telecomunicações e Electrónica e Chefe de Divisão de Comunicação, Infra-estrutura e Segurança da Informação da Assembleia Nacional), Elsa Costa (segunda da lista em 2020), Marlino Ferreira (delegado do IEFP Tarrafal) e Patrícia Eveline da Lomba (quadro da Autoridade da Concorrência).
Dessa lista apenas Avelino Sanches Pires, que já manifestou interesse em se candidatar nas listas do MpD no seu concelho natal, e Dunay Landim, que lidera a bancada ventoinha no Tarrafal, estarão melhor posicionados. Santiago Magazine tentou mas até à hora da edição deste artigo não conseguiu chegar à fala com Dunay Landim, mas as nossas fontes garantem que tem interesse e manifestou disponibilidade para assumir esse desafio.
Já o engenheiro Avelino Sanches Pires afirma que desde sempre manifestou o seu interesse em encabeçar a lista do Mpd para a CM do Tarrafal. "Sempre manifestei a minha disponibilidade, desde que com o apoio do MpD. Também assumi claramente que estou pronto para apoiar quem quer que o partido escolha", sublinha. E acrescenta:"o partido sempre soube disso. Aliás, ainda estou disponível e preparado para liderar a candidatura do MpD à Câmara Municipal. Tenho qualificações e experiência quanto baste para liderar esse desafio com responsabilidade e ao serviço dos tarrafalenses", realça Pires, que é também vice-presidente da associação Ambientalista Quercus-Cabo Verde.
Patrícia Eveline da Lomba, por sua vez, garantiu a este jornal que não está disponível. “Não mostrei interesse a ninguém, nem demonstrei disponibilidade para lugar nenhum. Estou com outro foco, tenho outros compromissos”, disse.
Também Marlino Ferreia mostrou-se surpreso com o nosso contacto, garantindo que era primeira vez que estava a ouvir tal hipótese. “Não recebi nenhum convite, não posso opinar sobre algo que não sei, não vi, nem li”, reforça, admitindo, no entanto, que poderia estar disponível.
Santiago Magazine também não conseguiu falar com Elsa Costa, mas fontes ligadas ao processo asseguram que ela não estará disponível neste momento por ter outros planos como prioridade.
Assim sendo, o MpD vê-se quase obrigado a ter de escolher entre Avelino Sanches Pires e Dunay Landim (os dois na foto), embora alguns aventam a hipótese de surgir outro nome em cima da hora. A Comissão Política Nacional do MpD voltará a reunir-se em breve para decidir sobre Tarrafal de Santiago e outros municípios ainda sem candidatos definidos.
Comentários