• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
José Maria Neves ausente na cimeira de chefes de Estado da CEDEAO por “razões orçamentais”
Política

José Maria Neves ausente na cimeira de chefes de Estado da CEDEAO por “razões orçamentais”

Os chefes de Estado e de Governo da CEDEAO reúnem-se, no dia 04 de Junho em Acra, Gana, em cimeira extraordinária, evento do qual o Presidente da República cabo-verdiano vai estar ausente por “razões logísticas e financeiras”.

A informação foi avançada pelo Gabinete de Comunicação e Imagem da Presidência da República, em comunicado de imprensa, tendo adiantado que na reunião estarão sobre a mesa temas relacionados com a situação no Mali, Guiné-Concacry e Burkina Faso.

A mesma fonte adiantou que, tendo em conta as razões mencionadas, Cabo Verde estará representado na cimeira de Acra pelo embaixador extraordinário e plenipotenciário de Cabo Verde na República da Nigéria, Belarmino Silva.

O Mali, o Burkina Faso e a Guiné, que se confrontam com crises políticas, foram todos palcos de golpes de Estado desde Agosto de 2020. A partir desse período, a CEDEAO tem pressionado as juntas militares, agora no poder, para que devolvam o poder aos civis, tendo suspendido estes três países das suas instâncias.

Em 09 de Janeiro de 2022, a organização decidiu impor medidas mais severas contra o Mali, depois de os militares terem declarado a sua vontade de estarem à frente do país nos próximos anos, quebrando assim o compromisso de organizar eleições em Fevereiro deste ano.

Os três países em causa na África Ocidental, governados por soldados após golpes de Estado, estão suspensos dos órgãos da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Partilhe esta notícia