• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Governo vai injectar anualmente mil milhão de escudos na TACV
Política

Governo vai injectar anualmente mil milhão de escudos na TACV

O Estado cabo-verdiano vai injetar anualmente mil milhões de escudos na TACV. Anunciou hoje o ministro dos Transportes, Carlos Santos, explicando que a ideia é garantir a estabilidade e recuperação da companhia aérea, antes de a reprivatizar em 2024.

"Até 2024, é a nossa previsão para estabilizar a companhia, ter a companhia apetecível para poder ser privatizada", anunciou o ministro Carlos Santos em conferência de imprensa, confirmando que nas contas do Governo está prevista uma injecção global de 3000 milhões de escudos, em três anos, incluindo 2022.

"Depois da pandemia, demos conta que não tendo uma companhia ficamos muito mais vulneráveis, com companhias a praticar preços exorbitantes. Ou seja, vem mais reforçar este argumento que o país tem que nós devemos repegar na nossa companhia", disse o governante.

O Governo quer, ao colocar o valor de 1 milhão de contos à disposição da TACV, o criar um quadro previsível para todos os parceiros da empresa, sejam eles clientes, fornecedores, accionistas, mas também a banca que é o credor.

"O objectivo é aprovar para 2022, 2023 e 2024 que é o período que consideramos que vamos conseguir resolver o problema de estabilização da empresa para poder ser privatizada", disse.

O ministro do Turismo avançou ainda que nos próximos meses o executivo quer trazer uma segunda aeronave.

"Porque com uma única aeronave a empresa não vai conseguir levantar voo de forma consistente, mas também não é só com o mercado cabo-verdiano que vamos viabilizar a TACV. E para olhar para o mercado internacional temos que trazer know-how internacional parceiros e por isso é que falamos numa privatização nos próximos anos", explicou.

Partilhe esta notícia