• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Celso Ribeiro também é candidato a Secretário Geral do MpD
Política

Celso Ribeiro também é candidato a Secretário Geral do MpD

As cartas podem baralhar-se para o deputado Luís Carlos Silva, até aqui tido como candidato único ao cargo de Secretário Geral do MpD, cuja eleição deverá acontecer no decorrer da Direção Nacional do Partido, prevista para 1 de outubro, pois o também deputado, Celso Ribeiro, quer perfilar-se na disputa do cargo, que é uma espécie de administrador do partido.

Fontes do partido no poder garantiram ao Santiago Magazine que Celso Ribeiro, eleito deputado nas lista do MpD pelo círculo eleitoral de Santiago Norte, vai candidatar-se ao cargo de Secretário Geral do partido, defrontando Luís Carlos Silva, este eleito pelo círculo eleitoral de Santiago Sul.

Tido como favorito – aliás, Luís Carlos Silva está em campanha para conquista da simpatia dos conselheiros há já algum tempo – por ser um candidato fabricado entre os maiorais da cúpula, as nossas fontes garantem, no entanto, que a candidatura de Ribeiro será a vencedora, na medida em que é considerada mais consensual no seio dos conselheiros.

Independentemente de vencedores e vencidos, a próxima Direção Nacional dos ventoinhas vai ser uma autêntica batalha campal, dado o estado de ebulição em que se encontra o partido - nas vésperas de umas eleições internas e vítima de profundos choques internos, tanto ao nível dos órgãos, quanto ao nível das bases.

Estas – as bases - acusam a cúpula de abandonar os verdadeiros donos do partido, afirmando-se cansadas de trabalhar nas eleições para garantir vitórias eleitorais, e logo a seguir serem pura e simplesmente ignoradas durante a governação. Alías, estas acusações parecem ter inspirado o ainda único candidato público ao lugar ocupado por Ulisses Correia e Silva, o deputado Orlando Dias, cujo lema é “Mais Democracia. Devolver o Partido aos Militantes”.

De modo que, a candidatura de Celso Ribeiro, a concretizar-se, vai ser um desafio direto à autoridade de Ulisses Correia e Silva, e caso for eleito, será a primeira derrota de uma liderança que tem sido classificada por várias figuras de proa do partido, e não só, como ditadora, omissa e clubista.

Partilhe esta notícia