• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Boa Vista: Sessenta e cinco famílias do bairro de Farinação realojadas em condomínio
Política

Boa Vista: Sessenta e cinco famílias do bairro de Farinação realojadas em condomínio

Sessenta e cinco famílias do bairro de Farinação foram realojadas nos apartamentos do condomínio BV2, na zona de Rotchinha, em Sal Rei, num acto presidido pelo ministro de Família, Fernando Elísio Freire, que entregou as chaves das residências.   

Na ocasião, o governante disse tratar-se de uma “medida certa” para ajudar as pessoas a melhorarem as condições de vida, relembrando que há quatro meses, juntamente com o presidente da autarquia boavistense, em visita à Farinação, ficou determinado como prioridade resolver o problema de habitação daquele bairro “o mais imediato”, feito agora.  

O ministro referiu-se ainda à necessidade de continuar a combater o problema habitacional em Cabo Verde, no geral, “principalmente na Boa Vista”, ilha turística que recebe muitos estrangeiros, mas também nacionais que chegam para trabalhar e “viver em más condições”.

“Não é digno que as pessoas vivam em casas com más condições e por isso deve ser objectivo de qualquer Governo, ou câmara acabar com assentamentos informais”, afirmou, indicando a requalificação do bairro de Boa Esperança, onde as residências das famílias estão já a ser contempladas com o processo de instalação de electricidade e água.   

Fernando Elísio Freire pediu para os moradores honrarem o compromisso assumido, “mudando efectivamente” para as novas residências, para que se procede à demolição do bairro de Farinação, procedimento que, informou, deverá iniciar-se na próxima semana.

Salientou que esse passo vai comprovar que o Governo “não quer ninguém a viver em assentamentos informais, mas sim, em condições dignas”, e se tal não acontecer corre-se o risco de “perder todo o trabalho elaborado” para conseguir este feito, alcançado “graças a colaboração entre a Câmara Municipal da Boa Vista e o Governo”.

“Outro compromisso é que respeitem a vizinhança nas novas instalações, convivendo naturalmente nas comunidades. Este trabalho terá valor se vierem e ficarem nas novas residências”, reforçou.   

Por seu lado, o presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, Cláudio Mendonça, considerou o dia “especial e histórico” para o País, para a Boa Vista e para a população de Farinação, que passa a ter “casa nova, uma vida mais condigna e real”. 

Conforme disse, este facto, “uma batalha vencida”, pode ser comprovado por quem conheceu o bairro de Farinação e as condições em que as pessoas viviam naquele espaço, ao mesmo que agradeceu o engajamento do ministro da Família que, “desde primeira hora”, quando confrontado com o problema disponibilizou-se que junto com autarquia solucionariam este problema.   

Cláudio Mendonça frisou que ainda “há mais problemas delicados” de habitação social na ilha, mas que acredita na capacidade do Governo e da autarquia e no engajamento das instituições para resolver tais situações.   

“A ilha recebe muitas pessoas que precisam de melhores condições de habitação assim como pessoas da ilha que carecem destas mesmas necessidades”, disse, apontando ser este, “mais do que nunca, desafio premente”.

Aos novos inquilinos, Cláudio Mendonça pediu para que cuidem dos apartamentos como se fossem eles que os tivessem construídos, “sob grandes custos próprios”, que respeitem os vizinhos e as normas de gestão do condomínio, e que valorizem a oportunidade que estão a ter. 

Em representação aos moradores, Nelita Ferreira observou ser um momento de “muita satisfação”, num dia “muito aguardado” que ficará agora marcado para todos os beneficiados.  

“Hoje, o meu sonho está a ser realizado porque eu sozinha não conseguiria arcar com os custos para construir uma casa que deve valer mais do que cinco mil contos, é o dia mais feliz da minha vida”, declarou a mesma fonte, que apelou a todos os moradores para contribuem e colaborarem em conjunto para preservar as casas.

Partilhe esta notícia