Autárquicas 2024: Tribunal Constitucional confirma vitória do PAICV em São Lourenço dos Órgãos por um voto
Política

Autárquicas 2024: Tribunal Constitucional confirma vitória do PAICV em São Lourenço dos Órgãos por um voto

O Tribunal Constitucional (TC) confirmou hoje a vitória do PAICV na câmara de São Lourenço dos Órgãos ao recusar um recurso do MpD para validar ao seu favor um voto considerado nulo pela Assembleia de Apuramento Geral.

Segundo uma fonte do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), a decisão do TC foi tomada por unanimidade, confirmando a deliberação da Assembleia de Apuramento Geral dando vitória ao PAICV nas eleições autárquicas de 01 de Dezembro para a Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos (Santiago) por um voto.

Conforme o acordo do edital do apuramento geral consultado pela Inforpress, o PAICV obteve 1.608 votos, o Movimento para a Democracia (MpD) 1.607 e a União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) 54 votos.

O PAICV elegeu três vereadores, incluindo o novo presidente da câmara, Euclides Cabral, e o MpD dois vereadores, incluindo o presidente cessante Carlos Vasconcelos, que lidera o município desde 2016.

Para a assembleia municipal, o PAICV obteve 1.601 votos, MpD 1.585 votos e UCID 67, ou seja, PAICV elegeu sete eleitos municipais e MpD ficou com seis eleitos.

Sobre o recurso do PAICV que também pede que um voto anulado seja validado a favor do partido, o TC ainda não decidiu, segundo disse à Inforpress uma fonte deste partido.

Em São Lourenço dos Órgãos, dos 5.802 eleitores inscritos, um total de 3.235 exerceram o direito ao voto e 2.449 se abstiveram.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Manuel graciano moreno rocha, 11 de Dez de 2024

    Fez-se a justiça!
    Pa nha primo, Lela, é doedu gô.
    Mas, é um quiston di matmática, "por um voto se ganha e por um voto se perde"
    Dotu bês, Lela, nhu ta torna candidata. Nhu ta torna bem...
    Agora, Lela, como dizem os portugueses, resta-lhe"Abanar o capacete" com ECabaral.

    Responder


Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.