O mais jovem candidato às eleições autárquicas de 2024 está confiante de que irá ganhar as eleições municipais deste ano em Santa Cruz, concelho que já foi bastião do MpD mas liderado há 24 anos pelo PAICV. Liver Gomes, 31 anos, diz contar com um recurso de peso “a unidade do partido” em torno da sua candidatura. E promete “tirar Santa Cruz da cauda do desenvolvimento”, investindo, por exemplo, “na industrialização da agricultura”.
O cabeça de lista do MpD para as eleições autárquicas deste ano em Santa Cruz afirma que decidiu concorrer à Câmara Municipal para resgatar o concelho do marasmo em que se encontra. "Acredito que o município precisa de uma nova visão, uma nova liderança, sobretudo de novos horizontes”, pontua Liver Gomes.
O actual director do Centro de Emprego e Formação Profissional de Pedra Badejo, em Santa Cruz, diz que o município precisa de uma nova liderança porque em todos os índices socioeconómicos o concelho se apresenta como um dos “mais pobres de Cabo Verde”. Por isso, realçou que a sua candidatura defende uma nova liderança, capaz de trazer uma nova dinâmica e criar condições capazes de atrair investimentos para o desenvolvimento de Santa Cruz.
A seu ver, a actual autarquia liderada por Carlos ‘Sueki’ Silva tem sido incompetente na gestão do município, sublinhando que apesar de todos os recursos disponibilizados pelo Governo desde 2016, “não se nota qualquer desenvolvimento do concelho. Na verdade, a CMSC não tem sabido gerir ou fazer bom uso dos milhões disponibilizados pelo Governo desde 2016 a esta parte”. “A Câmara Municipal não tem visão, por isso não tem um plano de desenvolvimento integrado, vem trabalhando sem norte, nem sorte”, aponta Liver Gomes, para quem manter o PAICV no poder em Santa Cruz é uma má escolha.
Gomes, formado em Ciências da Educação e actual director do Centro de Emprego e Formação Profissional em Santa Cruz, acredita que tem todas as chances de ganhar as eleições, tanto por causa do descrédito da actual equipa camarária “gerida na base do amiguismo e nepotismo”, quanto pelo volume de apoio que vem recebendo. A propósito, Liver Gomes faz questão de realçar que neste momento todo o partido em Santa Cruz está unido e engajado em torno da sua candidatura. “Hoje não há divisões, os militantes e simpatizantes do MpD em Santa Cruz estão todos determinados em ganhar estas eleições, um cenário bem realista quanto mais não seja pelo facto de Santa Cruz sempre ter sido um baluarte do MpD. Estamos nesta luta para vencer e devolver a este concelho o desenvolvimento que merece”, promete o jovem político.
Liver Gomes está em incessantes contactos com a população de todas as localidades, de onde vem recebendo inputs e apoio moral para manter firme a sua candidatura de vitória. “As pessoas perderam esperança, a nossa candidatura fez acordar essa crença, essa vontade de ver Santa Cruz crescer, desenvolver, acompanhando o ritmo de evolução das outras cidades e concelhos. Pela primeira vez em 24 anos o MpD está unido e confiante que a vitória é certa. E estamos prontos para liderar a Câmara Municipal. Repito, estamos preparados para ganhar e governar bem”, garante.
As linhas gerais do seu Programa Eleitoral estão ainda a ser preparadas, mas Liver Gomes aponta desde logo a industrialização da agricultura como um dos sectores-chave do desenvolvimento que pretende imprimir em Santa Cruz, maior celeiro de Santiago.
Relativamente à formação da lista, deixa claro que vai cumprir a Lei da Paridade, respeitando o 40 e 60 por cento (%) a nível de género, mas que ainda não sabe quem vai encabeçar a lista, se é homem ou mulher, o que depende também da aprovação da Comissão Política Nacional de acordo com o regulamento, reforçando que o “mais importante é ter pessoas capazes de garantir a vitória das eleições e capaz de dar uma boa dinâmica à Assembleia Municipal”.
Comentários