Filhos e moradores contentes com atribuição do nome “Nha Pexa” ao Miradouro de Achada Santo António
Sociedade

Filhos e moradores contentes com atribuição do nome “Nha Pexa” ao Miradouro de Achada Santo António

Os filhos e moradores da rua Nha Pexa manifestaram hoje contentamento face à ideia de atribuir o nome “Nha Pexa” ao Miradouro de Achada Santo António, malgrado a construção de prédios tenha “tirado o encanto” da vista maravilhosa.

Localizado na ponta que fica por cima da estação da Shell de Chã d'Areia, o miradouro, que deverá levar o nome “Nha Pexa”, oferece a oportunidade de contemplar parte da vegetação, do movimento da cidade da Praia e da orla marítima.

A primeira fase da requalificação do Miradouro "Nha Pexa", será financiada por um privado, o engenheiro Luís Jassy, do Hotel Pérola – Praia, mediante protocolo rubricado recentemente com a Câmara Municipal da Praia, permitindo assim a transformação da área num ambiente mais harmonioso.

A promessa de transformação do miradouro, conforme conta Abel Rodrigues, um dos filhos de Nha Pexa, vem desde o tempo do primeiro mandato de Ulisses Correia e Silva, ex-presidente da Câmara da Praia, mantendo-se também no mandato de Óscar Santos.

“Ficamos contentes porque, por um lado, a requalificação da área vai valorizar a zona, e, por outro, o nome da nossa mãe, “Nha Pexa” entra oficialmente na história toponímica da ilha. Acho que ela merece, e se estivesse viva ficaria igualmente satisfeita ao ver seu nome estampado no miradouro e a zona com outro visual”, exteriorizou.

“Oxalá seja desta vez que o projecto vá avante, embora o miradouro esteja descaracterizado devido à construção de prédios, cuja altura veio atalhar toda a panorâmica, diminuindo, assim, o impacto da vista maravilhosa, mas, mais vale tarde do que nunca”, comentou.

Antes dessas construções, cuja altura ultrapassa o nível da Achada de Santo António, a mesma fonte disse que antes podia-se ver tudo à volta, nomeadamente toda a orla marítima, Cais, Djeu e Gamboa.

“O miradouro já não é mais o mesmo”, lamentou, compreendendo que o projecto para a requalificação da Ponta Cutelo deveria ser socializado com a comunidade, os moradores da zona, antes da sua implementação.

Já o presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, expressando a sua satisfação na sua página de Facebook, sublinhou que este gesto “é a prova de que existem pessoas de bem”.

O engenheiro Luís Jassy, do Hotel Pérola - Praia, tomou a bonita decisão de financiar a primeira fase do Miradouro Nha Pexa. Sinal da sintonia crescente entre empresários da Praia e a Câmara Municipal da Praia”, manifestou o autarca.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.