Angola vai acolher no próximo dia 12 de Março do ano em curso, o Colóquio Internacional alusivo ao Centenário do panafricanista Amílcar Cabral, considerado o pai das independências de Cabo-Verde e Guiné-Bissau.
No âmbito dos preparativos da efeméride, o Ministério das Relações Exteriores (instituição que vai organizar o evento) realizou uma reunião preparatória, visando "afinar toda a máquina organizativa" do evento, que se pretende venha a ser de alto nível institucional, segundo um comunicado de imprensa.
O encontro de concertação técnico-organizativo juntou os directores do Gabinete de Estudo e Análise Estatística, Matias Pires, do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa, António Nascimento, da Direcção de Gestão do Orçamento, Norma Bastos, directora do Gabinete da secretária de Estado para as Relações Exteriores, o ministro conselheiro João Tomás, entre outros quadros seniores daquela instituição.
A nota realça que na reunião foram passados em revista detalhes como a aprovação e produção das peças de comunicação, visando a publicitação, cobertura e divulgação do colóquio, selecção e convites das entidades participantes, bem como dos prelectores, alojamento e outras componentes logísticas, antes e durante o evento, entre outros aspectos.
O colóquio de carácter internacional será realizado na Academia Diplomática Venâncio de Moura, situado na Centralidade do Kilamba, em Luanda.
Participantes
Cerca de 300 participantes nacionais e estrangeiros são esperados no dia 12 de Março, entre Chefes de Estado, antigos Presidentes, representantes dos órgãos de soberania, académicos, investigadores, entidades eclesiásticas, membros da sociedade civil e estudantes.
O MIREX recorda que em 2022, ano em que o primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, completaria 100 anos, Cabo-Verde acolheu, também, um colóquio internacional para saudar o centenário do fundador da Nação angolana.
"Aplicando o princípio da reciprocidade, o Ministério das Relações Exteriores da República de Angola está igualmente a preparar um acto para assinalar a efemérides", lê-se no comunicado.
Comentários