• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Angola acolhe Colóquio Internacional alusivo ao Centenário de Almílcar Cabral
Política

Angola acolhe Colóquio Internacional alusivo ao Centenário de Almílcar Cabral

Angola vai acolher no próximo dia 12 de Março do ano em curso, o Colóquio Internacional alusivo ao Centenário do panafricanista Amílcar Cabral, considerado o pai das independências de Cabo-Verde e Guiné-Bissau.

No âmbito dos preparativos da efeméride, o Ministério das Relações Exteriores (instituição que vai organizar o evento) realizou uma reunião preparatória, visando "afinar toda a máquina organizativa" do evento, que se pretende venha a ser de alto nível institucional, segundo um comunicado de imprensa. 

O encontro de concertação técnico-organizativo juntou os directores do Gabinete de Estudo e Análise Estatística, Matias Pires, do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa, António Nascimento, da Direcção de Gestão do Orçamento, Norma Bastos, directora do Gabinete da secretária de Estado para as Relações Exteriores, o ministro conselheiro João Tomás, entre outros quadros seniores daquela instituição. 

A nota realça que na reunião foram passados em revista detalhes como a aprovação e produção das peças de comunicação, visando a publicitação, cobertura e divulgação do colóquio, selecção e convites das entidades participantes, bem como dos prelectores, alojamento e outras componentes logísticas, antes e durante o evento, entre outros aspectos.

O colóquio de carácter internacional será realizado na Academia Diplomática Venâncio de Moura, situado na Centralidade do Kilamba, em Luanda.
 
Participantes 

Cerca de 300 participantes nacionais e estrangeiros são esperados no dia 12 de Março, entre Chefes de Estado, antigos Presidentes, representantes dos órgãos de soberania, académicos, investigadores, entidades eclesiásticas, membros da sociedade civil e estudantes.

O MIREX recorda que em 2022, ano em que o primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, completaria 100 anos, Cabo-Verde acolheu, também, um colóquio internacional para saudar o centenário do fundador da Nação angolana.

"Aplicando o princípio da reciprocidade, o Ministério das Relações Exteriores da República de Angola está igualmente a preparar um acto para assinalar a efemérides", lê-se no comunicado.

Partilhe esta notícia