• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Atentado contra Óscar Santos. Ataque foi coordenado - foto exclusiva de um dos suspeitos
Sociedade

Atentado contra Óscar Santos. Ataque foi coordenado - foto exclusiva de um dos suspeitos


O atentado contra o presidente da Câmara Municipal da Praia foi, ao que tudo leva a crer, milimetricamente preparado. Além dos dois individuos que ontem o atacaram a tiro, havia um outro que o esperou à porta de casa, eventualmente dando indicações sobre a sua saída. Com foto.

A imagem que vê é de um homem de pé, expectante, com fato de treino e gorro na cabeça, à porta de casa de Óscar Santos, na Fazenda, Praia. A foto, já na posse da Polícia Judiciária, foi registada através das imagens video da câmara de vigilância da casa do presidente da Câmara Municipal da Praia e obtida com exclusividade por Santiago Magazine.

Esse individuo, na imagem, estaria a aguardar pela saída de Óscar Santos para o seu treino matinal e depois avisar os outros dois suspeitos que aguardavam o autarca à frente do ginásio Korpore, em Palmarejo, onde diariamente faz ginástica.

A hora em que a imagem foi registada explica tudo: 5h20, isto é, 16 minutos antes de o atentado ter sido posto em prática. Isso pressupõe um ataque coordenado contra o presidente da Câmara Municipal da Praia, e, por arrastamento, um crime preparado com antecedência. É que o modus operandi evidencia algum conhecimento da rotina de Santos. Já ontem referiamos, com base em testemunhos de pessoas que presenciaram o acto, que os dois principais suspeitos estavam de fato treino, casaco com capuz, auriculares nos ouvidos e telemóvel na mão.

Neste momento, e sobretudo com base nestes detalhes, sobrepõe-se a ideia de um atentado perpetrado por pessoas ligadas ao crime organizado, segundo informações de fontes policiais. As autoridades, ao que Santiago Magazine apurou, estarão a investigar um suposto crime motivado pela gestão dos terrenos da Praia e que, presumivelmente, envolvem também pessoas ligadas ao narcotráfico, com conhecimento suficiente de quem contratar para matar.

Segundo um criminologista contactado por Santiago Magazine, "está posta de lado a hipótese de assalto. Nem mesmo crime passional, em que quem, na generalidade, comete um atentado é a pessoa que se sente traída. Não é fácil passar a sua raiva para outra pessoa. Portanto, num caso destes, em que várias pessoas estão envolvidas, denota claramente uma acção coordenada, de quem sabe o que quer e como fazê-lo. Se fosse um aviso, ele (Óscar Santos) ouviria se calhar um tiro sem saber de onde partiu ou alguém passaria numa viatura e atirava só para o espantar. Neste caso não, a pessoa foi até ele muito perto, falhou porque ele correu".

De resto, a coordenação feita para surpreender Óscar Santos prova esta ideia, ainda que outras hipóteses estejam sobre a mesa. O edil da Praia, recorde-se, foi baleado ontem, 29, no braço direito quando chegava ao ginásio Korpore, onde diariamente treina - Santos é, refira-se, cinturão negro em Tae Kwon Do, tendo sido inclusive dirigente federativo deste desporto de artes marciais.

O seu estado permanece estável, embora tenha sido submetido a intervenção cirúgica no úlmero direito do braço atingido. Já está em casa a recuperar, enquanto a Policia Judiciária e a Policia Nacional mobilizam seus profissionais para tentar encontrar os suspeitos deste atentado.

Esta é a primeira vez na história do país que um presidente de Câmara sofre um atentado do género. Antes, acontecera com o ex-procurador da República, Arlindo Figueiredo Silva. E, a nível particular, com o filho de ex-primeiro ministro José Maria Neves, José Luis Neves, e com a mãe da inspectora da PJ, Kátia Moreira. Todos atentados perpetrados à porta da sua residência.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação