.jpg)
O presidente dos Estados Unidos da América ordenou a suspensão dos pedidos de visto de imigração dos cidadãos de Cabo Verde, destinados sobretudo a pessoas que pretendem trabalhar e estabelecer-se permanentemente em território norte-americano. A decisão abrange um total de 75 países e entra em vigor a partir de 21 de janeiro. Visitantes que projetam deslocar-se aos EUA para eventos internacionais, como o próximo Mundial de Futebol, não serão, em princípio, abrangidos pela decisão.
A administração do presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, voltou a endurecer a política migratória. Esta quarta-feira, 14, foi anunciada a suspensão, por tempo indeterminado, do processamento de pedidos de vistos de imigrantes para cidadãos de 75 países, entre eles Cabo Verde.
Entrando em vigor a partir de 21 de janeiro, a medida aplica-se exclusivamente aos vistos de imigração, sobretudo destinados a quem trabalhar e residir permanentemente em território norte-americano.
Os vistos de não imigrantes – como são o caso dos de turismo, estudo e viagens de curta duração – não serão afetados. Visitantes que projetam deslocar-se aos EUA para eventos internacionais, como o próximo Mundial de Futebol, não serão, em princípio, abrangidos pela decisão.
Reforço das medidas restritivas à imigração
Iniciada no ano passado, após a tomada de posse de Donald Trump, a política migratória estabelecida pelo Departamento de Estado tem vindo a endurecer reiteradamente, passando as autoridades norte-americanas a aplicar com maior firmeza a cláusula conhecida como “carga pública”, já anteriormente prevista na legislação migratória dos EUA, permitindo recusar a entrada a estrangeiros que, segundo uma avaliação subjetiva das autoridades, possam vir a depender de programas de assistência social
“O Departamento de Estado utilizará a sua autoridade histórica para declarar inelegíveis os potenciais imigrantes que se tornem um encargo público para os Estados Unidos e explorem a generosidade do povo americano”, declarou Tommy Pigott, o porta-voz do Departamento de Estado, em comunicado emitido esta quarta-feira.
Na mesma nota oficial, é referido que “o processamento dos vistos de imigrantes provenientes desses 75 países será suspenso enquanto o Departamento de Estado reavalia os seus procedimentos, com o objetivo de impedir a entrada de estrangeiros que possam depender de benefícios sociais”.
Países afetados
Apesar de o governo norte-americano não ter divulgado uma lista oficial, a rede Fox News (apoiante de Trump) informou que a suspensão, para além de Cabo Verde, deve abranger pedidos oriundos do Afeganistão, Albânia, Argélia, Arménia, Bangladesh, Brasil, Camarões, Costa do Marfim, Cuba, República Democrática do Congo, Egito, Etiópia, Gana, Guiné-Conacri, Haiti, Irão, Iraque, Líbano, Libéria, Líbia, Marrocos, Nigéria, Paquistão, República do Congo, Rússia, Ruanda, Senegal, Serra Leoa, Somália, Sudão, Síria, Tanzânia, Togo, Tunísia, Uganda, Uzbequistão e Iémen, entre outros.
Fonte: Fox News
Foto: Captura de imagem/Facebook
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários