
O primeiro-ministro prometeu hoje "atenção especial" ao emprego, saúde e segurança, para melhorar os serviços públicos, em 2025, à margem da apresentação de cumprimentos de ano novo ao Presidente da República.
“Temos áreas de alguma atenção especial”, como “a questão do desemprego”, referiu Ulisses Correia e Silva.
“Apesar de as taxas de desemprego terem estado a reduzir, há uma perceção dos cabo-verdianos de que é um grande problema, o primeiro problema”, acrescentou.
“Depois, a saúde e a segurança: apesar de o nível de ocorrência de crimes ter estado a baixar, a perceção ainda existe. Então, nessas áreas temos de reforçar a nossa ação, não só para mudar a perceção, mas para elevar o serviço público”, disse o primeiro-ministro.
Ulisses Correia e Silva falava aos jornalistas, à saída do palácio presidencial, depois da cerimónia de cumprimentos de ano novo a José Maria Neves.
"Temos que reforçar a nossa ação também para elevar o serviço público e continuar a apostar na qualificação profissional", acrescentou, destacando ainda a importância de dar atenção às mulheres e às zonas rurais para assegurar que as expectativas dos cabo-verdianos se concretizem.
O primeiro-ministro, que também lidera o Movimento para a Democracia (MpD, no poder), foi questionado sobre uma possível recandidatura à liderança do partido, na preparação das eleições legislativas e presidenciais de 2026 – e depois da derrota eleitoral nas autárquicas, em dezembro de 2024.
Contudo, afirmou que "a questão não é para este momento", garantindo que "haverá momentos próprios para avaliar e tomar a melhor decisão".
Esclareceu ainda que a reunião da direção nacional do partido agendada para sábado tem como objetivo definir orientações políticas após as eleições autárquicas, para "reforçar a ação política do partido e preparar as condições para vencer em 2026".
Nas eleições autárquicas de 01 de dezembro de 2024, o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição parlamentar) conseguiu inverter o mapa autárquico do arquipélago, conquistando 15 municípios, numa vitória histórica, enquanto o MpD ficou reduzido a sete câmaras municipais.
Entretanto, o PAICV realizou no último fim de semana uma reunião do seu conselho nacional, definindo que o novo presidente do partido será eleito em 30 de março, através de eleições diretas que também determinarão os 318 delegados ao congresso.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários
Casimiro centeio, 7 de Jan de 2025
Há pessoas que devem ser choradas ao seu nascimento, não á sua morte !
Responder
O seu comentário foi registado com sucesso.
Alcides Lima, 7 de Jan de 2025
Sr. primeiro ministro, o que pensa fazer para agradar aos aposentados que estão esquecidos desde há muito tempo? Será que não contam para a melhoria da sua estabilidade financeira? O custo de vida vem aumentando para toda gente. Aposentados contam também, acho.
Responder
O seu comentário foi registado com sucesso.