“Não faz sentido pedido de desculpa pelos anos de monopartidarismo” – Presidente da República
Em Foco

“Não faz sentido pedido de desculpa pelos anos de monopartidarismo” – Presidente da República

O Presidente da República considerou hoje que “não faz sentido nenhum”, 50 anos depois, o pedido de desculpa pelos anos de monopartidarismo exigido pelo MpD, destacando que hoje “é tempo de união”.

Em declarações à imprensa, à margem de uma palestra realizada na Escola Secundária Amor de Deus, na cidade da Praia, José Maria Neves afirmou que a sociedade cabo-verdiana já avançou “de forma significativa” desde a abertura para a democracia e que, atualmente, “não faz sentido abrir feridas e criar mais fissuras na sociedade”.

“Hoje é tempo de união, as eleições, a construção da democracia e a ampliação das liberdades curaram as feridas, permitiram a reconciliação da sociedade cabo-verdiana”, reforçou o chefe de Estados.

Além disso, José Maria Neves sublinhou a importância de se avançar como “um único país sem divisões entre os cidadãos”, reforçando a ideia de que não há separações políticas que possam enfraquecer a unidade nacional.

"Há um só Cabo Verde, há um Cabo Verde inteiro. Não há separação, não há quem seja democrata e o outro que não é democrata, não há quem é por independência e o outro que não é por independência", afirmou, sublinhando que o povo cabo-verdiano sempre lutou pela dignidade e pela não subjugação.

“Os cabo-verdianos sempre foram ansiosos da sua dignidade, das suas liberdades e não faz sentido hoje estarmos a trazer para debates, questões que já foram resolvidas pela própria sociedade cabo-verdiana”, concluiu o chefe de Estado.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Antonio, 19 de Jan de 2025

    Pergunto Quem vendeu a nossa orla maritima tão linda não era um criminoso. Não merecemos um pedido de desculpad????

    Responder


  • Joao Pereira, 19 de Jan de 2025

    Todos os governantes da Nacao caboverdeana deveriam juntar e fazer progressar o pais que e de todos e nao da meia duzia de governantes que se julgam ser donos de Cv ja venderam maioria das orlas maritmas que hoje sao privados ao publico fofressendo riquezas dos politicos so por serem gananciosos Se os nossos politicos tivessem Mai’s senso de justica e igualdade de direito com certeza estariamos em melhor condicoes Espero que algum dia aparessa algum politico de boa fe para mudar esse rumo.

    Responder


  • Likerra, 18 de Jan de 2025

    Mas eu exijo um pedido desculpas, Pela privação de liberdade de expressão, de movimento(tinha que ter autorização para sair e entrar meu País) Pelas agressões fisicas cometidas Pelas mortes causadas em S.Antao Pelas torturas causadas aos jovens Estudantes que se manifestaram na Praia Pelas perseguições e assédios nos serviços. Pelas tentativas de assassinato

    Responder


  • António, 18 de Jan de 2025

    Porque copiamos tudo o que se passa lá fora?

    Responder


  • Casimiro centeio, 16 de Jan de 2025

    Ora essa! Porque o Mpd não pede desculpas pelas atrocidades, malezas e infernicidades causadas aos cabo -verdianos e á Nação durante a lúgubre década de 90 ? E o dinheiro da ENACOL , já foi reposto ? A HIPOCRISIA É O MAIS VERGONHOSO DE TODOS OS DEFEITOS...

    Responder


Comentar

Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.