
O Planalto Norte recebe neste sábado, 15, a primeira feira do queijo dessa localidade do município de Porto Novo, Santo Antão, no âmbito do projeto “Sol do Planalto Norte – Energia para todos”, promovido pela Associação para a Defesa do Património de Mértola, Portugal.
Produtores de queijo do Planalto Norte, em Porto Novo, Santo Antão, estão otimistas quanto ao futuro, já que acreditam estarem a ser criadas condições com vista à certificação do queijo, cuja qualidade é reconhecida internacionalmente.
Nas vésperas da realização da primeira feira do queijo do Planalto Norte, os produtores asseguram que a certificação continua nos seus planos, e esperam um dia poder exportar este produto para o estrangeiro.
A instalação de uma unidade de produção de queijo, a criação das chamadas “casa do queijo" e a formação dos produtores, são alguns dos ganhos conseguidos visando a certificação do produto, asseguram os produtores.
Entre os cinco melhores queijos do mundo
O queijo do Planalto Norte ficou conhecido internacionalmente, a partir de 2007, quando recebeu a chancela do património mundial do gosto, atribuída pela Fundação Slow Food, com sede na Itália, que atribui, em 2017, o galardão “Slow Cheese Award” ao queijo fresco do Planalto Norte, classificando-o entre os cinco melhores queijos do mundo.
Esta distinção internacional, desde logo, suscitou interesse de algumas empresas estrangeiras na sua importação, nomeadamente, da Suíça e da Itália.
C/Inforpress
Foto: DR
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários