O Grupo Sousa, que concorre para a gestão dos portos de Cabo Verde, adquiriu, no passado dia 3 de Setembro, 75 por cento das acções da LogiC - Logistica Integrada, SA. Este investimento, segundo um comunicado do grupo português, alarga a capacidade instalada de terminais de logística sob controlo do Grupo Sousa em mais 120.000 m2 de área coberta, disponível em 11 terminais localizados nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, para armazenagem e distribuição a clientes finais.
A cadeia de valor do Grupo Sousa, que integra armadores, operações portuárias e transporte rodoviário de mercadorias, maioritariamente empregando meios próprios, conta já com terminais logísticos na Madeira, Cancela (10.500m2 de área coberta, sendo 2.000m2 de frio) e em Alverca (6.000m2 de área coberta), vê-se agora reforçada com esta aquisição.
A partir de junho do próximo ano o Grupo Sousa ampliará novamente a sua capacidade instalada, já que passará a contar com um novo terminal logístico nos Açores, Ponta Delgada (8.500m2 de área coberta, sendo 1.650m2 de frio), já em
construção, passando a dispor de 145.000m2 de área coberta de armazenagem em Portugal continental e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
Fundada em 2002, a LogiC é uma referência nacional no setor da logística, desenvolvendo soluções e projetos à medida da estrutura organizacional de cada negócio, desde as mais pequenas empresas até às maiores multinacionais. Tendo como missão “simplificar a logística”, de forma a oferecer mais tempo aos clientes para que se possam concentrar e dedicar ao que realmente é importante: perspectivar e rentabilizar o seu negócio, a LogiC é uma empresa cujo negócio e operação são complementares àquelas que o Grupo Sousa já vinha realizando, o que permitirá estender a sua atuação para proporcionar ao mercado e aos clientes, soluções e respostas ainda mais abrangentes.
“A entrada da LogiC no perímetro do Grupo Sousa constitui um passo importante para correspondermos à dinâmica do mercado português, cada mais exigente em termos de capacidade de resposta e flexibilidade dos operadores”, reagiu Guilherme Gomes, Administrador da PMAR Cabo Verde, empresa do Grupo Sousa.
Segundo este gestor, “esta aquisição não foi um passo isolado, antes, porém, decorre da experiência “genética” do Grupo Sousa, que tem a sua origem no arquipélago da Madeira, com o qual mantemos importantes operações de shipping e logística há já 35 anos. Mas também com o arquipélago dos Açores onde estamos hoje a construir um terminal logístico em Ponta Delgada (8.500m2 de área coberta, sendo 1.650m2 de frio), que contamos esteja em operação a partir do 2º semestre de 2022. Isto para dizer que o foco do Grupo Sousa é estar apto a corresponder aos desafios da atualidade, de modo a garantirmos respostas logísticas consentâneas com as expetativas e necessidades dos mercados onde operamos, o que, em termos práticos, e sobretudo no caso dos territórios arquipelágicos, como é o caso de Cabo Verde, onde inequivocamente assumidos que a regularidade, fiabilidade e segurança da cadeia logística, são determinantes para a qualidade do serviço que prestamos aos nossos clientes e à comunidade e que por isso constitui a nossa prioridade”, observou Guilherme Gomes.
Comentários