O Banco de Cabo Verde (BCV) anunciou hoje uma nova subida das principais taxas de juro, desta vez, em 25 pontos base, com efeitos a partir de segunda-feira, continuando a aproximação à zona euro.
“O diferencial entre as taxas de juro internas e as praticadas nos mercados internacionais, particularmente na zona euro, continua a representar um risco para as reservas cambiais oficiais e para o regime cambial”, de paridade fixa com a moeda europeia, justificou o BCV, em comunicado.
Neste contexto, o banco central “mantém as orientações de política monetária, de dezembro, com o objetivo de reduzir, gradualmente, o diferencial de taxas de juro, mitigando os riscos de uma eventual saída de divisas”, para aplicações mais atrativas.
A taxa de juro diretora no arquipélago vai subir para 2,5%, a taxa de facilidade permanente de cedência de liquidez passa para 2,75%, o juro da facilidade permanente de absorção de liquidez será de 1,95% e a taxa de redesconto cresce para 3,50%.
O coeficiente de reservas mínimas de caixa vai manter-se em 10%.
A próxima reunião do Comité de Política Monetária do BCV está agendada para 06 de maio.
Em novembro, o banco central tinha subido as taxas em 25 pontos base, a que se seguiu um incremento de 50 pontos, em janeiro.
Além do regime cambial, as reservas em moeda estrangeira influenciam o número de meses de importações que o país consegue garantir e, segundo o BCV, o indicador melhorou no final do ano, para uma cobertura de 6,3 meses (tinha caído para 5,6 meses no trimestre anterior).
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários