O Banco de Cabo Verde (BCV) apresentou hoje, o Relatório do Conselho de Administração referente às suas actividades e contas de 2024, destacando-se com resultados e desempenho financeiro positivos e com a implementação de políticas estratégicas.
De acordo com um comunicado enviado à Inforpress, o governador Óscar Santos revelou um panorama de desafios internacionais e a adopção de medidas proactivas para garantir a sustentabilidade da economia cabo-verdiana.
No que diz respeito ao balanço financeiro, o Banco de Cabo Verde fechou o ano com um activo líquido de 99.898.332 (noventa e nove milhões, oitocentos e noventa oito mil, trezentos e trinta e dois) escudos e um passivo de 100.521.186 (cem milhões, quinhentos e vinte e um mil, cento e oitenta e seis) escudos.
O capital próprio, que estava negativo em 622.855 (seiscentos e vinte e dois mil, oitocentos e cinquenta e cinco) escudos, apresentou uma melhoria de 81,08 por cento (%) fruto da evolução positiva e resultado líquido do exercício e das reservas de reavaliação.
Segundo a mesma fonte, em 2024, a economia nacional desenvolveu-se num cenário internacional particularmente desafiante.
“O acentuar dos conflitos geopolíticos, a instabilidade socioeconómica em determinados países/regiões e a guerra comercial, através da imposição de tarifas adicionais na importação de produtos, têm impactado as cadeias de produção e de distribuição, com efeitos sobre a inflação”, lê-se no documento.
Estes conflitos têm levado os Bancos Centrais a ajustar as estratégias de política monetária para combater a inflação.
Ainda segundo o documento, referente ao contexto europeu, o Banco Central Europeu aumentou as taxas de juro de referência desde Julho de 2022, visando combater as altas pressões inflacionistas na Zona Euro.
O BCV, atento a estas flutuações, aumentou as suas taxas de juro em três ocasiões durante o ano de 2024, nomeadamente, em Maio, Novembro e Dezembro.
Esta abordagem teve como principal objectivo conter os riscos associados à saída de capitais e garantir a credibilidade do regime cambial de “peg fixo” da moeda nacional ao Euro.
Como resultado, o país registou um aumento significativo nas suas reservas externas líquidas, atingindo 6,5 meses de importações no final de 2023.
No quadro de estabilidade financeira, o BCV usou a metodologia de avaliação e identificação das instituições bancárias domésticas de importância sistémica, de modo a aumentar a resiliência do sistema financeiro.
Esta avaliação permitiu identificar instituições bancárias de importância sistémica, as quais devem constituir reservas adicionais de fundos próprios.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários