O XI Encontro de Escritores de Língua Portuguesa (EELP), de 19 a 22 Outubro, na Cidade da Praia, terá com tema geral “Língua portuguesa, expressão de liberdade, democracia e desenvolvimento municipal” e homenageia Amílcar Cabral.
O evento que vai reunir escritores e investigadores de todos os países da lusofonia e, pela sexta vez, acontece na Cidade da Praia, numa organização da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e da Câmara Municipal da Praia (CMP), com parceria da Academia Cabo-verdiana de Letras (ACL) da Sociedade Cabo-verdiana de Autores.
De acordo com o programa a que a Inforpress teve acesso, a abertura oficial acontece numa cerimónia no dia 19, a partir das 14:30, na Biblioteca Nacional de Cabo Verde, e será presidida pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
Na abertura, haverá intervenções, entre outras, do secretário-geral da UCCLA, Vítor Ramalho, vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Filipe Anacoreta Correia, do secretário executivo do IILP, João Neves, do presidente da ACL, Daniel Medina, e do presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho.
O encontro terá uma intervenção do antigo Presidente da República Pedro Pires sobre o “Centenário e legado de Amílcar Cabral”, no dia 20.
Do programa consta uma mesa redonda alusiva ao centenário do nascimento de Amílcar Cabral (2024), com o tema “Actualidade do pensamento de Amílcar Cabral e a defesa da identidade e da cultura nacional”, com os oradores Odair Varela (Cabo Verde), José Pedro Castanheira (Portugal) e Fátima Fernandes (Cabo Verde), sob a moderação de Vlademiro Furtado.
Mais duas mesas redonda serão realizadas, uma sobre “Literatura, inclusão e desenvolvimento cultural”, com intervenções de José Maria Semedo, Lúcia Cardoso e Felisberto Vieira (Cabo Verde), Domício Proença Filho (Brasil), Amadú Dafé (Guiné Bissau), Sheila Khan (Moçambique) e Pedro Casteleiro (Galiza).
A outra vai ser sobre “Literatura, democracia e municipalismo”, com participações de Filipe Anacoreta Correia (câmara de Lisboa), Jacques dos Santos (Angola), José Pires Laranjeira (Portugal), Olinda Beja (São Tomé e Príncipe), José António dos Reis e Vera Duarte (Cabo Verde).
O XI EELP será também uma oportunidade para a apresentação do Prémio de Revelação Literária UCCLA-CML: “Novos talentos, novas obras em língua portuguesa”, na última edição arrebatados pelo brasileiro André Bueno, com um livro de poesia, e o português Leonel Araújo Barbosa, como um livro de contos.
Durante o encontro, os participantes irão efectuar várias visitas, nomeadamente à Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), ao Liceu Pedro Gomes, ao Liceu “Regina Silva”, em Achadinha, ao Campo de Concentração, no Tarrafal, e à Cidade Velha, Património Mundial da Humanidade, sobretudo entre os dias 22 e 22 de Outubro.
À margem do evento, de 19 a 21 de Outubro, acontece uma feira do livro com a participação da Biblioteca Nacional, Livraria “Pedro Cardoso”, Livraria “Nhô Eugénio”, Espaço “Neves”, “Sankofa” Editora, “Mangue” Editora e Editora “Amigos do Livro”.
O encerramento do XI Encontro de Escritores de Língua Portuguesa (EELP) está agendado para o dia 20 de Outubro, a partir das 18:30, em sessão presidida pelo Presidente da República, José Maria Neves, e com intervenções da presidente da Assembleia Municipal da Praia, Clara Marques, do secretário-geral da UCLA, Vítor Ramalho, e do ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abrão Vicente.
Comentários