Norueguês Jon Fosse vence Nobel da Literatura
Cultura

Norueguês Jon Fosse vence Nobel da Literatura

O anúncio foi feito esta quinta-feira, em Estocolmo, pela Academia Sueca. Por determinação de Alfred Nobel, este Nobel reconhece "quem produziu no campo da literatura a obra mais marcante numa direção ideal”

O Prémio Nobel de Literatura de 2023 foi atribuído ao autor norueguês Jon Fosse. A academia sueca justificou a escolha realçando as “suas peças e prosa inovadoras que dão voz ao indizível”.

Nascido a 29 de setembro de 1959, em Haugesund, este norueguês era um dos nomes favoritos a ganhar o Nobel deste ano.

“Estou emocionado e grato. Vejo isto como um prémio à literatura que, acima de tudo, pretende ser literatura, sem outras considerações”, reagiu Jon Fosse à notícia do Nobel, num comunicado divulgado pela sua editora, Samlaget.

No ano passado, foi capa da Revista do Expresso. Na entrevista que então concedeu, realizada num dos mais antigos cafés de Oslo, Jon Fosse partilhou: "Se tivermos medo, é impossível escrever. Porque exploramos o desconhecido, o que pode ser perigoso. E porque saímos completamente de nós mesmos no processo".

Algumas das maiores obras deste dramaturgo e romancista estão publicadas em língua portuguesa. São exemplos a "Trilogia” de 2014 e a “Septologia” de 2019-21, editadas pela Cavalo de Ferro.

Fonte: expresso.pt

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.