A proposta "Abraço d’Sodad”, da Oficina de Útopias assinada por Ângelo Lopes e Gilardi Reis é a vencedora do concurso para àacriação do logótipo de Morna – Candidata a Património Imaterial da Humanidade.
De acordo com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas esta foi a proposta vencedora das 34 apresentadas “por ter muita aplicabilidade, por ser tradicional, artístico e representar o conceito de africanidade”.
A empresa vencedora justifica a escolha do nome com os sentimentos evocados pela morna “Este género musical cabo-verdiano levou a sua identidade para o mundo, projectando no ouvido universal a palavra e o sentimento de saudade, o amor, a dor, a emigração, o mar, entre outros. Foi a partir desta relação com o mundo que se concebeu o presente logótipo, sobretudo no que diz respeito à marca figurativa”, explicam.
O núcleo circular central e o exterior que representam a relação de isolamento da ilha com o mundo, as seis cordas da guitarra que vibram a partir do orifício acústico da mesma, promovendo a abertura e diálogo com o mundo, o abraço invisível que persegue os caminhos do mar, do amor, da emigração e da saudade são as três dimensões do logotipo, segundo os autores.
A cor azul é usada como referência a valores associados a morna como a calma, paz, amor, honestidade, bondade, verdade, paz interior e profundidade emocional.
Comentários