O músico e compositor Mário Lúcio fez a apresentação do seu novo trabalho discográfico, “Funanight”, na madrugada de hoje, fechando em grande as comemorações do Dia Nacional da Cultura, no concelho de Santa Catarina.
Num espectáculo que se iniciou por volta das 22:30 e terminou na madrugada de hoje, ou seja, com a duração de mais de duas horas, o artista cantou funaná em vários ritmos, chegando mesmo a misturá-lo com o rock, tendo tempo, ainda, para explicar a sua origem.
De acordo com o também escritor e antigo líder dos Sementeira, não se pode falar do funaná, sem se mencionar os Bulimundo, tendo ainda atribuído a existência do fenómeno “Cotxi Pó” tema do “Funanight” ao tocador de gaita e artista Belo Freire, natural de São Salvador do Mundo.
Com a Praça Central “completamente cheia”, em que teve até público mirim para ouvi-lo a cantar o tema “ Minis Funaná, ou seja, Dexa minino brinca”, o músico cantou e fez o público cantar e dançar, num repertório que, além das músicas do novo CD, também incluía músicas do penúltimo álbum “Kreol”, tendo encerrado o concerto com a música em homenagem ao concelho “Santa Catarina Hossana”.
No final do concerto, Mário Lúcio fez saber que tinha que apresentar este disco que homenageia várias pessoas e grupos e tendências do funaná no “coração da ilha de Santiago”, referindo-se ao concelho de Santa Catarina que, na opinião do músico, teve um “papel importante no nascimento e progresso deste estilo musical cabo-verdiano”.
No concernente ao show, disse que para a sua banda foi um “grande espectáculo, uma vez que o público presente esteve feliz, a cantar e a dançar”.
O concerto, que coincidiu com a data do seu aniversário, ou seja, completou 53 anos, fez o público cantar parabéns de pé, entre aplausos do artista.
Em termos de agenda, depois de regressar recentemente da África do Sul, Correia do Norte e Estados Unidos, e “tomar o fôlego” em Santa Catarina, Mário Lúcio avançou que vai dar início, em Novembro, a uma tournée por algumas regiões do Brasil, a começar por Fortaleza, e em Dezembro fecham o ano com uma digressão pela Europa.
Por seu turno, a vereadora da Cultura, Jassira Monteiro, considerou o concerto de apresentação de “Funanight” de grande show, destacando a adesão do público como prova.
No dizer da autarca, o show de Mário Lúcio fechou em grande as comemorações do Dia Nacional da Cultura iniciadas desde o dia 13, com várias actividades, que incluíam exposições em selo, vinil, cestaria e panaria, actuações de batucadeiras, passagem de modelo e artistas no palco.
“O balanço das comemorações do Dia Nacional da Cultura é positivo e tivemos a presença em massa das pessoas de centro de cidade e fora”, enfatizou
Após o espectáculo houve sessão de venda do disco com direito a autógrafo do artista.
Comentários