• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Gamboa 2023 arranca esta sexta-feira em homenagem a Zé Mário Bulimundo
Cultura

Gamboa 2023 arranca esta sexta-feira em homenagem a Zé Mário Bulimundo

A capital do país vai acolher neste final de semana, 19 e 20, o Festival da Gamboa, evento orçado em 20 mil contos, e que homenageia nesta 29ª edição o recém-falecido músico Zé Mário Bulimundo. Hoje, 19, actuam Garry, Beto Duarte, MC Distranka, Ga da Lomba, Ló, Mito Kaskaz, Fatú Djakité, SOS Mucci, Ferro Gaita, Supa Squad e grupo Varanda.

Sob o lema “Djuntu na tradison y modernidade”, segundo o vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia, Jorge Garcia, o evento tem por objectivo contribuir para abrilhantar a festa da Cidade e do Município, num ano em que a capital comemora os seus 165 anos.

Tem ainda como propósito, segundo a mesma fonte, movimentar a rede hoteleira e o sector de serviços, assim como integrar os mais diferentes tipos de público, num ambiente de “paz e concórdia”, aliados à música e diversão, e incrementar a agenda cultural da cidade.

Com o orçamento a volta de 20 mil contos, nesta 29ª edição do Festival da Gamboa, a Câmara Municipal da Praia resolveu homenagear o carismático intérprete e ex-vocalista do Bulimundo Zé Mário, que fazia parte do cartaz do evento, mas que acabou por falecer no dia 09 deste mês.

“Nós resolvemos fazer esta homenagem por aquilo que ele representa para a música e para a cultura cabo-verdiana, então achamos que seria justo fazer esta homenagem, embora acho que a melhor homenagem deve ser em vida”, disse.

Entretanto, este ano, segundo o vereador, a aposta continua sendo num cartaz eclético, maioritariamente formado por artistas residentes no país, mas que privilegia diferentes sonoridades.

Assim, o primeiro dia de festival, sexta-feira, contará com actuações dos artistas Garry, Beto Duarte, MC Distranka, Ga da Lomba, Ló, Mito Kaskaz, Fatú Djakité, SOS Mucci, Ferro Gaita, Supa Squad e grupo Varanda.

Já no segundo e último dia, no sábado, o festival vai contar com actuações de Kinzin, Ruben Teixeira, Wet Bed Gang (Grupo de Rap Português), MC Acondizé, Trakinuz, Tony Fika, Big Z, Grace Évora, Dynamo e Fidjus de Codé di Dona.

“Portanto, serão dois dias de festa rija, com performances de mais de 10 artistas por dia, incluindo algumas surpresas”, garantiu o vereador que informou que o festival acontece a partir das 21:00 até às 08:00 da manhã.

Jorge Garcia assegurou que está tudo a postos para o festival, assim como a segurança garantida, com a mobilização de todos os intervenientes, como a polícia nacional, a cruz vermelha, bombeiros, e a guarda municipal.

A Câmara Municipal da Praia agradece aos parceiros, avançando que este ano a autarquia superou algumas expectativas em termos de patrocínio, que foi muito maior do que ano passado, o que contribui, a ser ver, para que o Festival da Gamboa continue a ser um dos mais “exitosos” do país.

Apelou neste sentido a moderação e que tudo se desenrole num clima de paz e concórdia, sem nenhum incidente de maior, à semelhança do que aconteceu no ano passado, em que o público primou por “elevado civismo”.

Quanto a Gamboinha, lamentou que pelo segundo ano consecutivo não vai ser possível, porque a situação não está fácil, mas que é uma ambição para o próximo ano a sua realização, com a mobilização de mais parcerias, até porque, reconheceu, está a ser muito reivindicado pelos praienses.

 

Partilhe esta notícia