
Ao mesmo tempo que cada vez maior é a proporção da população que apoia a democracia como o regime político preferencial (74,1%), as práticas de partidarização da administração pública, intimidação das pessoas, represálias laborais e políticas, cerceamento das liberdades de imprensa e de expressão, favorecimento político e económico se alastram na moda “sem djobi pa lado” para os “novos” “melhores filhos” do povo! Enquanto o povo clama pelo cumprimento de uma hierarquia de prioridades, o Governo do MpD assobia para o lado e conduz o país ao maior retrocesso em matéria de liberdades, democracia e desenvolvimento. Até quando o povo tolerará esse desgoverno? Certamente, até as próximas eleições legislativas de 2026!!!
Na hora de fechar as contas para o balanço dos 10 anos da legislatura do Governo do MpD destaca-se a flagrante contradição entre as prioridades desejadas pelo povo contra a direção seguida pelo Executivo segundo os dados do afrobarometer de 2024:

1. Enquanto o povo listou as suas 10 principais prioridades para a satisfação de suas necessidades, o Governo se empenhou em sentido diverso em empreender e realizar os famosos, exuberantes e estridentes fóruns de Dubai, Paris e Sal gastando milhares e milhares de contos e sem resultados evidentes para a população;
2. O Governo ostenta a redução da taxa de desemprego abaixo dos dois dígitos como uma das suas maiores proezas mas o povo aponta, precisamente, o desemprego como o seu principal pesadelo para 24,2% dos inquiridos!
3. Esse mesmo Executivo se gaba de ter alcançado as maiores taxas de crescimento do PIB dos últimos 20 anos, porém, são os eleitores que assinalaram como os 10 principais problemas que os afetam as questões económicas e sociais!
4. Para o Primeiro Ministro, o país está tão bem ao ponto de ter “ganhado” a CAN (Copa Africana das Nações) várias vezes!!!???? Entretanto, 64,7% dos inquiridos consideram que o país está sendo conduzido na direção errada!!!!
5. O Governo se desculpa de não ter cumprido as promessas de criação de 45.000 empregos dignos e bem remunerados por causa da sequência de maus anos agrícolas e da crise da Covid-19 mas tem recursos suficientes e insensibilidade total para erguer um monumento de 150.000 contos “sem djobi pa lado” em meio aos desastres com avultados danos materiais e perdas de vidas humanas provocados pelas chuvas torrenciais de Agosto em São Vicente, Santo Antão e São Nicolau e contra todas as manifestações e protestos da sociedade civil e dos partidos da oposição!!!
6. O mesmo Governo que pinta o país de cor de rosa dizendo que está tudo bem é que os eleitores rejeitaram maciçamente seus candidatos apresentados às últimas eleições autárquicas de 2024 impondo-lhes uma vexante derrota eleitoral de 15 Câmaras Municipais ao PAICV a 7 para o MpD!!!
7. Enquanto o MpD que suporta o Governo precisava conter a forte hemorragia de votos que vinha sofrendo de 2016 a 2024 com uma perda de mais de 50.000 votos eis que surgem os episódios de atritos com a imprensa e jornalistas cujo desgaste na imagem do Governo é evidente com a “fritura” sofrida pelas diversas manifestações de protesto e de apoio nacional e internacional às liberdades, ao estado democrático de direito e à democracia.
8. O Governo na “hora de bai” resolve reativar as promessas não cumpridas desde 2016 enquanto o esperado seria a apresentação do balanço do resultado do cumprimento das promessas!
9. Em pleno século XXI com a incomparável alegria que os nossos Tubarões Azuis nos proporcionaram ao nos colocarem no palco da maior competição mundial de futebol o Governo nos deixa dias a fio na mais odiosa penumbra da escuridão e calor, sem luz, retrocedendo aos tempos de antanho do “podogó” e vela e, às vezes, sem água, para famílias recorrerem aos extintos chafarizes???!
10. Ao mesmo tempo que cada vez maior é a proporção da população que apoia a democracia como o regime político preferencial (74,1%), as práticas de partidarização da administração pública, intimidação das pessoas, represálias laborais e políticas, cerceamento das liberdades de imprensa e de expressão, favorecimento político e económico se alastram na moda “sem djobi pa lado” para os “novos” “melhores filhos” do povo!
Enquanto o povo clama pelo cumprimento de uma hierarquia de prioridades, o Governo do MpD assobia para o lado e conduz o país ao maior retrocesso em matéria de liberdades, democracia e desenvolvimento. Até quando o povo tolerará esse desgoverno? Certamente, até as próximas eleições legislativas de 2026!!!
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários