O Engenheiro e empresário José Filomeno Rodrigues, Zeca de São Domingos – faleceu esta manhã, no Hospital Agostinho Neto, vítima de doença prolongada. O funeral está marcado para as 17 horas.
Figura carismática de Santiago e Cabo Verde, sobretudo pelas suas posições políticas e sociais, mas também empresariais, José Filomeno Rodrigues ficou mais conhecido interna e externamente, a partir de 1996, quando foi acusado, com outros companheiros do concelho de São Domingos, de ter cometido crime de profanação de templos católicos, processo esse que acabou arquivado por falta de matéria para julgamento.
Na ocasião, este engenheiro, foi preso, juntamente com Joaquim Semedo, José Maria Lima de Carvalho, e António Carlos Lopes Brito, quando tomavam parte num funeral no cemitério de São Domingos, ato que causou muito alarido na sociedade cabo-verdiana.
Zeca lutou com todas as suas forças e capacidades para que a justiça fosse feita, mas acabou por morrer sem ver o pronunciamento dos tribunais em relação a esta acusação, que ele mesmo considerava uma cabala com contornos políticos, na qual associava o partido então no poder, o MpD, e a própria Igreja Católica.
Aliás, ele chegou a escrever vários artigos no jornal acusando as duas instituições, chegando inclusive a enviar uma carta para Roma, solicitando a intervenção da entidade máxima na gestão da Igreja Católica.
Um defensor de causas, na sua juventude enfrentou e combateu a temida PIDE, a polícia política do regime salazarista. Democrata convicto, Zeca foi um dos signatários da petição para a abertura do regime político em Cabo Verde, para a multipartidarismo.
No campo profissional, desempenhou funções de diretor do parque de autocarros da empresa pública de transportes interurbanos, TRANSCOR.
Um ativista social nato, Zeca foi um dos membros fundadores da Associação Voz di Santiago e um dos principais impulsionadores do jornal Santiago Magazine, tendo sido um colaborador desde a primeira hora.
Nos últimos anos, Zeca assumiria a função de empresário, com a criação da Eco-Centro, uma empresa com vocação turística, amiga do ambiente, espaço onde junta biodiversidade de fauna e flora, bem como uma vasta diversidade de plantas e árvores ornamentais, mas também espécies frutíferas.
Cabo Verde e Santiago perderem um ilustre filho. O funeral está marcado para as 17 horas de hoje, 7 de maio.
À família enlutada, o coletivo de Santiago Magazine endereça as mais sentidas condolências.
Comentários