Um pré-adolescente de 13 anos de idade terá posto fim à própria vida esta quinta-feira, 17, dentro da residência dos pais, em Ponta d’Água, Praia. Não se conhecem as motivações.
De acordo com o pai da vítima, em declarações à TCV, não se sabe o que teria levado o rapaz de nome Filipe Vaz Santos a cometer suicídio, tirando a própria vida.
O adolescente, que entraria este ano no 7º ano de escolaridade, foi encontrado pelo irmão mais velho já sem vida no segundo andar da casa dos pais na Zona 4, em Ponta d ́Agua. Ele estava pendurado pelo pescoço sem os sinais vitais. Filipe Santos era atleta da associação desportiva Maracanã.
A TCV conversou com o psicólogo Nilson Mendes que entre várias recomendações realçou a necessidade de quebrar o estigma e levar os problemas psicológicos e emocionais mais a sério.
Aos país, familiares e pessoas de convivência, este psicólogo recomenda a necessidade de reforçar o dialogo franco quando notar estas mudanças comportamentais. Este profissional chama atenção à sociedade para a quebra do estigma e levar os problemas psicológicos e emocionais mais a serio e procurar os profissionais, que poderão orientar com vista minimização dos efeitos destes problemas.
Nilson Mendes realça a necessidade de trazer mais este tema para o espaço público, principalmente a nível da educação e estende-lo aos ciclos de convivência e não só. E apela aos pais para ficarem atentos também ao uso de dispositivos eletrónicos e redes sociais.
Comentários