
O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Nelson Moreira, defendeu hoje a necessidade de uma reforma do poder local que garanta maior autonomia financeira e cooperação institucional, especialmente para os municípios mais pequenos.
O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago defendeu este domingo, 01, uma reforma do poder local que garanta maior autonomia financeira e cooperação institucional, especialmente para os municípios de menor escala.
Nelson Moreira fez estas declarações no Centro Cultural da Cidade Velha, quando discursava na sessão solene do Dia do Município, que assinala os 21 anos da sua recriação e 493 da Diocese de Santiago.
O presidente sublinhou que o desenvolvimento da região não pode ser construído de forma isolada e apelou a uma articulação institucional que esteja "acima de interesses partidários".
Nelson Moreira apontou o contexto atual como desafiante, referindo, no entanto, a incerteza geopolítica e a volatilidade económica como fatores que criam constrangimentos adicionais à acção pública.
Poder Local deve ter “meios adequados, recursos suficientes e capacidade real de decisão"
Para o autarca ribeira-grandense, estas dificuldades são agravadas pelas vulnerabilidades estruturais do concelho, nomeadamente a baixa capacidade de arrecadação de receitas próprias e a elevada dependência das transferências do Estado, escassez hídrica e crescente impacto das alterações climáticas.
Segundo Nelson Moreira, o poder local deve ser fortalecido com “meios adequados, recursos suficientes e capacidade real de decisão", classificando este objectivo como um "desígnio nacional" que deve ultrapassar os ciclos políticos e eleitorais.
Aproveitando a presença do Ministro da saúde, Jorge Figueiredo, que representou o Governo na sessão solene, o autarca reforçou a importância do projeto do novo Centro de Saúde da Ribeira Grande, considerando a infraestrutura "essencial para a igualdade de acesso e a proximidade" ao sistema nacional de cuidados de saúde.
Nelson Moreira concluiu a sua intervenção reafirmando o compromisso de continuar a trabalhar para que o município seja "mais coeso, resiliente e com melhores oportunidades" para todos.
Por sua vez, Jorge Figueiredo sublinhou que o Governo requalificou o antigo posto de saúde e anunciou o financiamento para a construção de um novo centro de saúde moderno, que irá permitir uma melhoria significativa no atendimento materno-infantil, no acompanhamento de doenças crónicas e na resposta a urgências básicas.
C/Inforpress
Foto: Facebook/Nelson Moreira
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários