PAICV: Faltam resultados dos investimentos públicos em Santiago Sul
Política

PAICV: Faltam resultados dos investimentos públicos em Santiago Sul

Deputados eleitos por Santiago Sul, estão de visita ao círculo, tendo começado por São Domingos, e consideram não haver impactos concretos dos investimentos públicos anunciados pelo Governo na região, não se fazendo sentir na melhoria das condições e vida das populações. É que – defendem – os investimentos não se devem limitar a anúncios.

Deputados do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), eleitos pelo círculo de Santiago Sul, denunciaram esta quinta-feira, 29, o que consideram ser a falta de impactos concretos dos investimentos públicos, anunciados pelo Governo, na melhoria das condições de vida das populações de São Domingos.

As declarações foram feitas à Inforpress, no âmbito de um conjunto de visitas aos concelhos de São Domingos e da Praia, no quadro da sua “acção de proximidade, fiscalização política e acompanhamento da realidade socioeconómica” das populações, que se prolonga até esta sexta-feira, 30.

No primeiro dia da visita, os deputados do PAICV estiveram na comunidade de Benecha, onde constataram a retoma das obras de calcetamento de uma estrada há muito reivindicada pela população, depois de um longo período de interrupção por dificuldades financeiras.

Câmara toma a iniciativa

Segundo o deputado Manuel Brito, apesar da retoma dos trabalhos pela Câmara Municipal de São Domingos, que incluem a instalação de uma conduta de água até à localidade, ainda prevalece a morosidade na execução das obras e a necessidade de soluções estruturantes e duradouras.

Os parlamentares deslocaram-se, ainda, à localidade de Garsote, onde denunciaram a falta de investimento público no setor agrícola, apesar do elevado potencial produtivo desta zona.

Na agricultura, faltam água, reservatórios e equipamentos básicos

É que, ainda segundo Manuel Brito, mais de 20 agricultores estão disponíveis para trabalhar, mas continuam impedidos de produzir devido à inexistência de água para a agricultura, reservatórios e equipamentos básicos, uma situação que compromete o rendimento das famílias e a redução da pobreza.

Os parlamentares denunciaram, também, a inexistência de resultados práticos dos investimentos anunciados pelo Governo na captação de água em Praia Baixo. É que a água prometida pelo Governo não chegou aos agricultores de Garsote, nem se registou qualquer aumento da área irrigada na freguesia de Nossa Senhora da Luz.

Investimentos não podem limitar-se a anúncios

Para Manuel Brito, os investimentos públicos não podem limitar-se a anúncios, devendo traduzir-se em melhorias efetivas das condições de vida, criação de oportunidades económicas e desenvolvimento local.

São vários os incumprimentos dos compromissos assumidos pelo Governo, por exemplo, para a freguesia de Nossa Senhora da Luz, que, segundo o deputado, ainda não foram concretizados.

“Estamos a quatro meses das eleições, e queremos assumir o compromisso com os agricultores de Garsote: ganhamos as eleições e vamos trazer água para esta comunidade”, garantiu o deputado Manuel Brito.

C/Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
    O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
    Inicie sessão ou registe-se para comentar.