Covid-19. Autoridades confirmam infecção por coronavírus da grávida transferida do Sal para Mindelo
Sociedade

Covid-19. Autoridades confirmam infecção por coronavírus da grávida transferida do Sal para Mindelo

As autoridades confirmaram este domingo, 31, que a grávida transferida da ilha do Sal para o Hospital Baptista de Sousa (HBS), em São Vicente, se encontra mesmo infectada pela covid-19 e decorre uma investigação para saber os seus contactos.Para já, e em ligação com este caso, estão 19 pessoas em quarentena no Sal e 119 em São Vicente.

A informação foi avançada em conferência de imprensa pelo director do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Noel Barreto, que adiantou estar em curso uma investigação para saber os contactos da paciente.

Mas, neste momento, já estão alguns profissionais da saúde do HBS, que tiverem contacto com a paciente, em quarentena.

Segundo o director clínico do estabelecimento hospitalar, Paulo Almeida, avançou na sexta-feira, a paciente foi transferida nesta semana com problemas na gravidez e deveria ser submetida à uma cesariana, entretanto, apresentou outras complicações como cansaço e falta de ar.

Com isso, ajuntou o director clínico, foram feitos RX e outros exames de diagnóstico que remeteram a uma pneumonia.

“Ela também fez dois testes rápidos de covid-19, que deram todos positivos, e a paciente foi logo isolada”, assegurou Paulo Almeida, adiantando que devido à situação clínica da paciente e aos exames laboratoriais considerava-se “fortes suspeitas” que esta fosse portadora do novo coronavírus e aliás já estava sendo tratada como tal e colocada em isolamento.

Paulo Almeida disse que da entrevista à paciente, esta assegura que não teve contactos com pessoas das ilhas afectadas pela covid-19, mas vai-se continuar uma investigação para confirmar ou não estes contactos.

O Notícias do Norte avança, a propósito, que decorrente dos contactos mantidos com outras pessoas, já foram colocados em quarentena 19 individuos na ilha do Sal - onde a paciente possui um estabelecimento comercial - e 119 em São Vicente, aqui incluindo profissionais de saúde.

Durante a entrevista com os jornalistas, o responsável clínico Paulo Almeida garantiu que a grávida está “estável” neste momento e que vai continuar em avaliação e só depois, se houver necessidade, deverá ser submetida à cesariana.

As autoridades de saúde confirmaram, também este domingo, o aumento de mais 14 casos positivos no país, sendo 12 na Cidade da Praia, um em Tarrafal de Santiago e um em São Vicente.

Cabo Verde contabiliza neste momento 435 casos acumulados de covid-19, 193 recuperados e quatro óbitos.

As autoridades de saúde revelaram que os doentes com infecção activa continuam em isolamento e com evolução favorável, com excepção de um doente que apresenta um quadro crítico.

SM/Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.