• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
(Actualizado) Paróquia de Santa Cruz assaltada. Levaram quase 500 contos da Festa do Emigrante – suspeito identificado está a monte
Sociedade

(Actualizado) Paróquia de Santa Cruz assaltada. Levaram quase 500 contos da Festa do Emigrante – suspeito identificado está a monte

A Paróquia de São Tiago Maior, no concelho de Santa Cruz, foi vítima de um assalto na noite de segunda-feira. As câmaras de vigilância identificaram um único suspeito – um ex-presidiário, natural de São Domingos – que está a monte com quase 500 contos em dinheiro que subtraiu na residência do pároco António Fernandes. As autoridades estão no seu encalço, mas a verba roubada dificilmente será recuperada, a crer nos relatos de pessoas que o viram a exibir maços de dinheiro nas ruas.

As imagens das câmaras de vigilância mostram o indivíduo suspeito, conhecido por Lito, de Água de Gato, a fazer ronda pela zona da paróquia e residência do padre ainda de tarde. Nessa altura, ele já tinha encontrado o pároco António Fernandes (os dois se conhecem, ambos são naturais de São Domingos, sendo que o suposto autor do roubo também tem irmão padre) a quem pediu 200 escudos, disse Fernandes na denúncia à Polícia e publicada na página da paróquia de São Tiago Maior, com foto do suspeito.

Veja aqui  a denúncia e a foto do individuo suspeito https://www.facebook.com/photo?fbid=665306118977309&set=pcb.665308558977065)

Mas a invasão à residência do pároco aconteceu de noite, ao que tudo indica no exacto momento em que o padre António Fernandes estava reunido com seu staff da "comissão permente e liturgia" a preparar a próxima ordenação sacerdotal, prevista para acontecer no próximo dia 20, esclareceu o padre num comunicado. Acredita-se que terá entrado pelo portão, depois de danificar o sensor de movimento para não ser descoberto, chegando ao quarto do padre, que estava com a porta destrancada.

Ali, vasculhou tudo e, para sua sorte, encontrou 442 contos em notas, 31 mil escudos em moedas e 100 dólares num saco de plástico azul que o pároco de Santa Cruz tinha na sua posse para a organização da Festa do Emigrante. É dinheiro da contribuição dos emigrantes para esse convívio anual com missa solene que reúne centenas dos filhos desse concelho do norte de Santiago, com promoção da Câmara Municipal de Santa Cruz.

Além desse montante, o individuo terá levado junto alguns papéis da Igreja e também todos os documentos pessoais de identificação (e não só) do padre local que estavam na sua carteira: CNI, cartões Vinti4, carta de condução, cartões de residência em França e em Portugal e recibo de compra de mercadorias.  

As autoridades policiais, assim que accionadas, visionaram as imagens video e desencadearam as buscas ao suspeito, que até este momento continua a monte. Testemunhas garantem que o mesmo estava a empunhar várias notas em dinheiro nas ruas de Pedra badejo e também em São Domingos, para onde regressou provavelmente na manhã de ontem, terça-feira. Uma mulher, em São Domingos, a quem teria roubado há tempos um telemóvel e três mil escudos viu-o com um saco de plástico cheio de notas de dinheiro e a polícia já sabe.

A sua captura está a ser priorizada pelas corporações policiais, mas não lançaram ainda nenhum alerta vermelho para poder chegar com mais facilidade ao seu paradeiro. Ainda por cima por se tratar de um suspeito, que saiu recentemente da prisão de São Martinho por envolvimento com roubos, violações e outros crimes. Recentemente agrediu a sua irmã mais velha com boca de uma garrafa no pescoço. 

* Foto: Miguel Gouveia

Partilhe esta notícia